Alfabetização Infantil e o Mundo da Escrita

Autores

  • Luciana Varela Rocha Matias

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.694

Palavras-chave:

Alfabetização Infantil. Leitura. Escrita.

Resumo

Quando se fala em alfabetização infantil vem a ideia de ter como aprendizagem principal a leitura e escrita das crianças, Nesse sentido, ela precisa aprender a ler e escrever de forma muito rápida, decodificando as letras e decorando sílabas, e quando isso não ocorre, são consideradas como “atrasadas”, incompetentes e chegam a ser mal compreendidas, porque o sucesso do desempenho foi realizado em outras crianças, a maioria da turma conseguiu ler e escrever ao final do ano. Diante das dificuldades da criança é inevitável deixar passar sem uma reflexão e um chamado de ajuda para rever os conceitos de alfabetização e aquisição de conhecimentos, pois tais conceitos existentes requerem um ajuda significativa na aprendizagem da escrita. Muitas vezes, A criança não é vista como o centro do processo e passa a ser ainda mera receptora do ensino, dessa forma o resultado na aquisição de conhecimentos é exigida a curto prazo, pelos pais, professores, donos de escolas, enfim, pela sociedade que espera da criança um bom rendimento escolar. Diante do exposto, mais especificamente responder ao questionamento norteador para a presente pesquisa: O processo de aprendizagem da escrita é compreendido na alfabetização infantil? A metodologia constituiu-se por meio de pesquisa bibliográfica. O texto está organizado em cinco tópicos de análise breve em que identifica: Estágios do Desenvolvimento Cognitivo, Percebendo o Significante e o Significado, Evolução da Criança – Níveis de Escrita, A Importância do Conhecimento Linguístico na Alfabetização e fim Teorias Envolvendo o Processo de Aquisição da Escrita. Ressaltando um conhecimento maior sobre o tema em questão.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

AZENHA, Maria das Graças. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. 6 ed. São Paulo. Ática, 1998.

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Linguística. 10 ed. São Paulo. Scipione. 2000.

FERREIRO, Emília. Com Todas as Letras. 8 ed. São Paulo. Cortez. 2000.

LEMLE, Mirian. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo. Ática.1981.

FARIA, Anália Rodrigues de. O pensamento e a Linguagem da Criança Segundo Piaget. 3 ed. São Paulo. Ática.1997.

LIMA, Adriana Flavia Santos de, Pré-Escola e Alfabetização – Uma Proposta Baseada em Paulo Freire e J. Piaget. 11 ed. Petrópolis, vozes, 1999.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky – Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico. 4 ed. São Paulo, Scipione,1997.

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bo-bu. 1 ed. São Paulo. Scipione,1999.

Downloads

Publicado

2017-03-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão