A avaliação educacional no contexto escolar

Autores

  • Maria Divania Primo Seábra
  • Sérgina Carla Pontes Diógenes
  • Joana Machado Leite de Melo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v4i12.69

Palavras-chave:

Avaliação, Educação, Ensino.

Resumo

O Presente trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a Avaliação Educacional no contexto escolar. Neste estudo buscamos discutir alguns instrumentos de avaliação que possam ser úteis no dia-a-dia dos envolvidos. Nosso principal objetivo é dialogar com as propostas de alguns autores sobre suas estratégias e práticas educativas. Os resultados obtidos à partir da literatura examinada, nos leva a crer que a avaliação deve ter como finalidade a orientação da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relação a mesma e, a verificação das habilidades e competências adquiridas. A compreensão das formas de avaliar e o uso de diferentes estratégias, faz com que a avaliação se torne uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste sentido, quanto mais colocarmos em prática a nossa capacidade de avaliar, melhor teremos resultados coerentes com os objetivos de aprendizagem planejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-17

Edição

Seção

Artigo de Revisão