O Gestor Escolar e a Dinâmica Democrática na Educação

Autores

  • Joeuda sandra Magalhães Melo Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.688

Palavras-chave:

Administração escolar. Perfil do gestor. Escola publica

Resumo

A implementação de uma gestão escolar democrática é atualmente uma exigência da sociedade, que a entende como um dos possíveis caminhos para uma transformação social, onde a igualdade e o direito para todos aconteçam, de modo que perfil do administrador permita verdadeiras transformações sociais. Nesse sentido, objetivo deste artigo refere-se à necessidade de estudar e conhecer o perfil do gestor escolar na perspectiva educacional atual, analisar a temática da gestão escolar no âmbito estadual, público e privado. A composição desta pesquisa torna-se relevante porque servirá como base fundamental na minha formação como mestranda. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho consiste na pesquisa bibliográfica realizada a partir de referencias publicada, analisada e discutida como contribuições culturais e cientificas. Ela constitui uma excelente técnica para fornecer ao pesquisador a bagagem teórica, de conhecimento, e o treinamento cientifico que habilitam a produção de trabalhos originais e pertinentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joeuda sandra Magalhães Melo, Anne Sullivan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

BARBOSA, Filho, F. H. e Pessoa, S. (2006) Educação e Crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostram? Instituto Futuro Brasil.

DOURADO, Luiz F. 2000. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In FERREIRA, Naura S. C. (org.). Gestão democrática: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez.

FELIX, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola: Elaboração, acompanhamento e Avaliação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FIGUEIREDO, A. Pincipios da justiça e avaliação de políticas Lua Nova. Revista de Cultura e Política. 1997, n° 39, CEDEC

Lei n°. 9394, 20 de Dezembro 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2006.

MENDONÇA, Erasto F. 2004. A regra e o jogo: Democracia e Patrimonialismo na Educação Brasileira. Campinas: FE/UNICAMP.

OLIVEIRA, GISLENE FARIAS DE. Avaliação das Comunicações Científicas Brasileiras. ID on line. Revista de Psicologia, v. 10, p. 1-2, 2016.

PARO Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ática, 2006.p 7.

___________________. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.

RIBEIRO, José Querino. 1952. Ensaios de uma teoria da administração escolar. São Paulo: USP.

RIBEIRO, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo na Escola. SP: Loyola, 1988.

Downloads

Publicado

2017-03-05

Edição

Seção

Comment