Ecocrítica no Cordel “O Clamor do Meio Ambiente” de Abraâo Batista

Autores

  • Anna Christina Farias de Carvalho Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.681

Palavras-chave:

Cordel. Ecocrítica. Meio Ambiente.

Resumo

Objetiva-se refletir nesse artigo as representações sobre a Natureza e o Meio Ambiente no texto “O Clamor do Meio Ambiente” do mestre cordelista e xilógrafo de Juazeiro do Norte-CE-Brasil, Abraão Batista, a partir da perspectiva ecocrítica. Essa discussão é parte de um estudo mais amplo que propõe analisar como a Natureza e o Meio Ambiente são representados na literatura de cordel brasileira e a partir de que momento esses temas se apresentam recorrentes nos folhetos. A literatura de cordel brasileira, especialmente no Nordeste, tem seu enfoque em temas aparentemente tradicionalistas, como Padre Cícero, Lampião, Besta Fera, secas, entre outros, apresentados nos vários ciclos temáticos do cordel. A partir da década de 1970, começa a aparecer cordéis que nos permite investigar, com maior ênfase, a degradação da Natureza pelo homem, especialmente com a introdução da palavra Ecologia em suas narrativas. A partir dessa constatação, utiliza-se a Teoria Ecocrítica para analisar, nos cordéis, a relação entre a literatura e o meio ambiente com uma interface específica que são as relações que se estabelecem entre o homem e o meio ambiente a partir de uma perspectiva ecocêntrica no texto literário, apontando a esfera e o contexto da escrita e sua recepção. Em relação ao enfoque ambiental, podemos inferir que o cordelista apresenta uma visão ecocrítica quando faz a critica através das rimas de sua poesia da degradação do meio ambiente e da natureza pelo ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Abraão. O clamor do meio ambiente. Juazeiro do Norte:Projeto Cordel Novo, 2011. Cordel.

BATISTA, Sebastião Nunes. Antologia da literatura de cordel. Rio de Janeiro: Fundação José Augusto, 1977.

BORA, Zélia M.; CARVALHO, Anna Christina F. de; VASCONCELOS, Adaylson Wagner S. de. Antologia cordel e meio ambiente. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. (Coleção Pós Letras).

CANTEL, Raymond. Temas da atualidade na literatura de cordel: ensaios. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes [Departamento de Jornalismo e Editoração], 1972.

CURRAN, Marck. Retrato do Brasil e cordel. Cotia, SP:Atêlie Editorial, 2011.

DIEGUES JUNIOR, Manuel. Ciclos temáticos na literatura de cordel. Alagoas: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 1971.

GARRARD, Greg. Ecocrítica. Brasília:Editora Universidade de Brasília, 2006.

DIEGUES JÚNIOR, Manuel. A literatura de cordel no Nordeste. In: Literatura popular em verso. Rio de Janeiro: MEC/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973.

Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/sujismundo-fez-sucesso-nos-anos-70-acabou-virando-sinonimo-de-porcalhao-8971169> acesso em 10 abr. 2016.

Disponível em: http://revistapiaui.estadao.com.br/materia/o-lixo-da-inglaterra-e-nosso/> Acesso em: 10 abr. 2016.

KUNZ, Martine. Cordel: a voz do verso. Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura e Desporto do Ceará, 2001.

LUYTEN, Joseph Maria. O que é literatura popular. São Paulo:Brasiliense, 1983.

MENEZES, Eduardo Diatahy B. de. Das classificações temáticas

da literatura de cordel: uma querela inútil. Disponível em:

< http://www.bahai.org.br/cordel/classes.html> Acesso em: 10 de maio de 20.

MENEZES NETO, Geraldo Magela. Questionamentos à historiografia do cordel brasileiro. In: História e Historiografia. Ouro Preto. N. 13. Dez. 2013.

NOGUEIRA, Carlos. O ciclo «natureza e ecologia» na literatura de cordel brasileira », Caravelle [En ligne], 98 | 2012, mis en ligne le 01 juin 2012, consulté le 31 juillet 2015. Disponível em < http://caravelle.revues.org/1241> Acesso em: 31 Jul 2015.

OLIVEIRA, G. F.. Avaliação e Gerenciamento de Manuscritos. ID on line. Revista de Psicologia, v. 10, p. 01-02, 2016.

RUECKERT, William. Literature and Ecology: An Experiment in Ecocriticism . 1978. In: CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1597&Itemid=2> Acesso em 10 out. 2014.

SLATER, Candace. A vida no barbante. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1984.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos