Políticas Públicas da Educação: Percursos Íngremes e Sinuosos

Adriana Moura Maia, Theóphilo Michel Álvares Cabral Beserra

Resumo


:  O presente artigo discute as políticas públicas da educação brasileira, tanto do ponto de vista econômico como político-social, ao relacioná-las as consequências perversas que a ineficiência da escola causa sobre a individualidade do aluno e sobre a sociedade. Atribui essa ineficiência ao ineficaz padrão de gestão e faz recomendação para uma mudança desse padrão no sentido de reforçar a autonomia da escola. Assim, objetiva fazer indicações para um novo padrão de gestão da política educacional e apontar algumas práticas pedagógicas inovadoras diante das dificuldades e necessidades atuais, ao repensar e considerar a educação como dinamizadora de outros processos sociais, para novas formas de organização quanto a objetivos diversos; buscar o efetivo exercício da cidadania ao conhecer e vivenciar problemas concretos considerando os valores humanos e a ética da austeridade.

 



Palavras-chave


Educação; Políticas Públicas. Pedagógico. Inovação. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia – São Paulo – SP: Editora Ática, 2004

FLEURY, Maria Tereza L. e MATTOS, Maria Isabel L. Sistemas educacionais comparados.

KOFFKA, Kurt. Princípios de Psicologia da Gestalt. São Paulo: Cultrix, s.d.

MELLO, Guiomar N. de e SILVA, Rose N. A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina.

MELLO, Guiomar N. de. Social democracia e educação: teses para discussão. São Paulo, Cortez Editora/Editora Autores Associados.

ROGERS, Carl R. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas,1985.

OLIVEIRA, G. F.. Avaliação e Gerenciamento de Manuscritos. ID on line. Revista de Psicologia, v. 10, p. 01-02, 2016.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 8ª ed. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico¬-Crítica: Primeiras aproximações. 2ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.

WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.680

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: