Políticas Públicas da Educação: Percursos Íngremes e Sinuosos
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.680Palavras-chave:
Educação, Políticas Públicas. Pedagógico. Inovação. Aprendizagem.Resumo
: O presente artigo discute as políticas públicas da educação brasileira, tanto do ponto de vista econômico como político-social, ao relacioná-las as consequências perversas que a ineficiência da escola causa sobre a individualidade do aluno e sobre a sociedade. Atribui essa ineficiência ao ineficaz padrão de gestão e faz recomendação para uma mudança desse padrão no sentido de reforçar a autonomia da escola. Assim, objetiva fazer indicações para um novo padrão de gestão da política educacional e apontar algumas práticas pedagógicas inovadoras diante das dificuldades e necessidades atuais, ao repensar e considerar a educação como dinamizadora de outros processos sociais, para novas formas de organização quanto a objetivos diversos; buscar o efetivo exercício da cidadania ao conhecer e vivenciar problemas concretos considerando os valores humanos e a ética da austeridade.
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