Jean-Jacques Rousseau: Sociedade e Educação

Autores

  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Universidade Federal do Ceará
  • Lielton Maia Silva Faculdade Vale do Salgado
  • Sandra Mary Duarte Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.674

Palavras-chave:

Jean-Jacques Rousseau, Educação, Sociedade.

Resumo

A partir de uma revisão das obras: O Contrato Social (2014) e O Emílio, ou; Da Educação, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau; bem como de textos de pesquisadores comentadores do referido teórico, objetivamos nesse estudo apresentar e discutir o pensamento de Jean-Jacques Rousseau em relação a (01) Sociedade e (02) Educação, buscando compreender as continuidades e rupturas das ideias apresentadas na contemporaneidade. A obra de Rousseau no curso sócio-histórico teve, e ainda tem grande influência sobre as formas de observar e refletir a sociedade e a educação em âmbito inter-nacionais. De sua obra são suscitadas reflexões sobre a criança, o cidadão, a organização e relação social, entre outros temas que dialogam com a contemporaneidade, mesmo, sendo seus escritos datados do século XVIII. A atemporalidade das ideias de Jean-Jacques Rousseau são fundamentais para pesquisadores/as da educação e de outros campos do saber, sendo assim pertinente a discussão proposta neste estudo, proporcionando um diálogo inter e transdisciplinar sobre os temas apresentados.

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Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação Brasileira, vinculado à Linha de História da Educação Comparada, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (LHEC/UFC).

Discente de Licenciatura em Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF).

Professor-pesquisador do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidades, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (NECA-GE –UFCA) e do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violêncial (LIEV – UNILEÃO).

Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Lielton Maia Silva, Faculdade Vale do Salgado

Docente do curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA).

Sandra Mary Duarte, Faculdade Vale do Salgado

Docente do curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos