Indisciplina e Dispersão na Sala de Aula: Um desafio ao Educador Contemporâneo

Autores

  • Fabiana Araújo Nunes Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.672

Palavras-chave:

Contemporaneidade. Indisciplina. Dispersão do aluno

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre a indisciplina e dispersão na sala aula, principais desafios que aflige a educação contemporânea. Trata-se de um estudo bibliográfico que aborda essa problemática. Assim, para esse momento se recorre aos estudos e pesquisa de diversos autores.Na educação contemporânea muito se fala em indisciplina e desmotivação na sala de aula, e isso nos leva a refletir sobre até que ponto a família e a escola vem desempenhando o seu papel, já que o aluno encontra-se cercado de estímulos novos, decorrente das novas tecnologias?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAZ, Maria Regina. Reflexões e alternativas Pedagógicas para o enfrentamento da indisciplina em sala de aula. (Material Didático produzido no segundo período do PDE - Turma 2009).

CARVALHO, Maria das Graças de; OLIVERA, Gislene F. de, CARITA, Ana. Representações da Violência por Professores. Id on Line Revista de Psicologia, Fevereiro, vol.10, n.29. p. 07- 22, 2016.

CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. (Coleção Leitura).

MAGALHÃES, Thayanne. Uso excessivo de tecnologia pode afetar saúde de crianças. Tribuna Independente: Março, 2015. Disponível em http://www.tribunahoje.com/noticia/135480/cidades/2015/03/18/uso-excessivo-de-tecnologia-pode-afetar-saude-de-criancas.html. Acesso em 05 de janeiro de 2017.

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro- São Paulo:FTD,1997.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14ª Ed. Campinas, SP. Papirus, 2008.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

OLIVEIRA, Maria Isete de. Indisciplina escolar: Determinantes, conseqüências e ações. Brasília: Líber Livro, 2005.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Trad. Silvia Beatriz Adoue e Augusto Juncal – Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Artigos