A Influência dos Gestores na Motivação da Equipe Organizacional

Nilcileile Gercina Rodrigues, Hesler Piedade Caffé Filho

Resumo


São diversas as razões individuais que diferenciam as preferências e interesses de cada pessoa. Por isso, é tão complexo identificar os fatores que pode motivar o indivíduo e influenciá-lo de forma positiva na organização. Apesar das diversas teorias relacionadas à motivação, é importante considerar que as mesmas diferenciam quando observamos os aspectos biológicos, psicológicos, históricos, sociológicos e culturais. Para analisar a equipe organizacional e identificar os fatores que podem ser melhorados exigem do Gestor Público uma sensibilidade e capacidade de percepção. Além disso, uma aptidão em extrair o melhor de si mesmo para também fazê-lo com a sua equipe organizacional, sobretudo com os recursos disponibilizados pelo sistema público.

É de sua competência, identificar os problemas, examiná-los e estabelecer estratégias e metas com o objetivo de melhorar a satisfação do indivíduo e consequentemente, a estrutura da organização.


Palavras-chave


Motivação. Mentoria; Gestor; Administração Pública; Motivação.

Texto completo:

PDF

Referências


ZANELLI, J. C. BORGES-ANDRADE, J. E. BASTOS, A. V B. (org). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. 7ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

DUTRA, Souza Joel (org). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2001.

SANABIO, Marcos Tanure. SANTOS, Gilmar José. DAVID, Marcus Vinícius (org). Administração pública contemporânea: política, democracia e gestão. Juiz de Fora: Ed. UFJF. 2013.

ERKENS, Rainer (Org). Nova Gestão Pública. São Paulo: Instituto Friedrich Naumann. 2010.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.667

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: