A Influência dos Gestores na Motivação da Equipe Organizacional

Autores

  • Nilcileile Gercina Rodrigues UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hesler Piedade Caffé Filho UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.667

Palavras-chave:

Motivação. Mentoria, Gestor, Administração Pública, Motivação.

Resumo

São diversas as razões individuais que diferenciam as preferências e interesses de cada pessoa. Por isso, é tão complexo identificar os fatores que pode motivar o indivíduo e influenciá-lo de forma positiva na organização. Apesar das diversas teorias relacionadas à motivação, é importante considerar que as mesmas diferenciam quando observamos os aspectos biológicos, psicológicos, históricos, sociológicos e culturais. Para analisar a equipe organizacional e identificar os fatores que podem ser melhorados exigem do Gestor Público uma sensibilidade e capacidade de percepção. Além disso, uma aptidão em extrair o melhor de si mesmo para também fazê-lo com a sua equipe organizacional, sobretudo com os recursos disponibilizados pelo sistema público.

É de sua competência, identificar os problemas, examiná-los e estabelecer estratégias e metas com o objetivo de melhorar a satisfação do indivíduo e consequentemente, a estrutura da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilcileile Gercina Rodrigues, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Nilcileile Gercina Rodrigues é natural da cidade de Petrolina/PE, tem 30 anos de idade, Formada em Secretariado Executivo pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE e atua como Secretária da empresa HGV Caminhões e Ônibus da Volkswagen em Petrolina/PE.

Referências

ZANELLI, J. C. BORGES-ANDRADE, J. E. BASTOS, A. V B. (org). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. 7ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.

DUTRA, Souza Joel (org). Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2001.

SANABIO, Marcos Tanure. SANTOS, Gilmar José. DAVID, Marcus Vinícius (org). Administração pública contemporânea: política, democracia e gestão. Juiz de Fora: Ed. UFJF. 2013.

ERKENS, Rainer (Org). Nova Gestão Pública. São Paulo: Instituto Friedrich Naumann. 2010.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Comment