Indisciplina Escolar: Um entrave para a Aprendizagem?

Autores

  • Magda Maria de Oliveira
  • Geanne Maria Costa Torres

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.660

Palavras-chave:

Indisciplina. Educação Profissional. Técnico em Enfermagem. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que ocasionam a indisciplina escolar como possível entrave na formação do técnico em enfermagem, em uma escola da rede estadual do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado com a turma do 2° ano do curso "Técnico em Enfermagem", no período de março a abril de 2016. Pelos resultados, evidenciamos que a indisciplina em sala de aula prejudica o processo de ensino-aprendizagem, tendo como consequência diversos fatores, como falta de respeito, desinteresse, brincadeiras fora de hora e muitas conversas que ocasionam prejuízos nas aulas e na construção de novas aprendizagens. Além disso, destacamos a importância do diálogo e da relação professor-aluno como essenciais na condução da (in)disciplina em sala de aula. Registramos, então, a importância do processo de formação do professor e das parcerias com a família e demais segmentos da sociedade como medidas interventivas fundamentais para minimizar seus efeitos negativos e abrir caminhos que instrumentalizam e potencializam para um novo atuar em sala de aula, substancial para proporcionar uma educação significativa e transformadora aos nossos alunos.

 

 

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Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Relato de Caso