Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.659Palavras-chave:
Problematização. Metodologias ativas. AprendizagemResumo
A educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização, como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais.
Downloads
Referências
BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saude, educ. [periódico on-line]. 1998 fev.
BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed INP/UEL, 1999.
PEREIRA, A.L.F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad Saude Publica. Periódico on-line. 2003, set/out.
REIBNITZ, K.S., PRADO ML. Inovação e educação em enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
RODRIGUES, R.A., CALDEIRA, S. Movimentos na educação superior, no ensino em saúde e na enfermagem. Rev Bras Enferm. Periódico na internet. 2008, set/out.
RODRIGUES, J.; ZAGONEL, I.P.S.; MANTOVANI, M.F. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc Anna Nery. Periódico on-line. 2007, jun.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.