Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde

Maria Nizete Tavares Alves, Miguel Marx, Martha Maria Macedo Bezerra, José Marcondes Macêdo Landim

Resumo


A educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de  acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar  profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização,  como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais.

 


Palavras-chave


Problematização. Metodologias ativas. Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: comunic, saude, educ. [periódico on-line]. 1998 fev.

BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed INP/UEL, 1999.

PEREIRA, A.L.F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad Saude Publica. Periódico on-line. 2003, set/out.

REIBNITZ, K.S., PRADO ML. Inovação e educação em enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

RODRIGUES, R.A., CALDEIRA, S. Movimentos na educação superior, no ensino em saúde e na enfermagem. Rev Bras Enferm. Periódico na internet. 2008, set/out.

RODRIGUES, J.; ZAGONEL, I.P.S.; MANTOVANI, M.F. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc Anna Nery. Periódico on-line. 2007, jun.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: