As Contribuições de Vygotsky para o Desenvolvimento das Crianças com Deficiência

Maria Marilê Rodrigues

Resumo


O processo de desenvolvimento das crianças com deficiência tem nos chamado atenção por suas características desafiadoras, observando as abordagens de salas de aulas o processo de interação, socialização e os resultados das aprendizagens dos sujeitos com deficiência o artigo hora apresentado buscou identificar as contribuições da abordagem histórico-cultural de Vygotsky nas experiências realizadas dentro do contexto escolar com foco na defectologia e no conceito da zona de desenvolvimento proximal. Para tanto, foram realizados pesquisas bibliográficas envolvendo diversos autores, em livros, periódicos e sites. O presente estudo objetiva ampliar as discussões a cerca dos problemas didáticos das crianças com deficiência e, como vem se constituindo os processos de aprendizagens deste grupo social.

 

 


Palavras-chave


Vygotsky. aprendizagem. deficiência

Referências


BARROCO, Sonyia Mari Shima. A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L. S. Vigotski: contribuições para a psicologia e a educação atuais. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdades de Ciências e Letras de Araraquara. Araraquara, 2007.

BRASIL, Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 06 de julho de 2015.

BEIN, E. S. et al. Epílogo. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo V. Madrid: Visor, 1997. P.365-380.

EVANS, P. Algumas implicações da obra de Vygotsky na educação especial. In: DANIELS, H. (Org.). Vygotsky efn foco: pressupostos e desdobramentos. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995

FREIRE, Costa DA. Construindo possibilidades educativas para alunos com necessidades especiais. Educação especial inclusiva. PUC Minas Virtual;2004:97-114.

GÓES, Maria C. R. de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

MANTOAN, T. Inclusão escolar, o que é? Por quê? Como fazer?. Moderna, São Paulo,2003.

MARTINS, Sueli T. F.; Aspectos teórico-metodológicos que distanciam a perspectiva sócia histórica vigotskiana do construtivismo piagetiano. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER, S. (Orgs.). Vygotsky e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006.

OLIVEIRA, MK. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione;1993.

PARIZ, Josiane Domingas Bertoja; SANDRO, Almir; SILVA, ANA Tereza Reis da; TRICHES, Natalina. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE, 2003.

REGO, Teresa C. Configurações sociais e singularidades: o impacto da escola na constituição dos sujeitos. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990.

VYGOTSKY, LS. Obras completas. Tomo cinco: Fundamentos de Defectologia. Havana: Editorial Pueblo Y Educación;1989.

_________ LS. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes; 1984.

__________L. S. Los problemas fundamentales de la defectología contemporânea. En L. S. Vygotski, Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología (pp. 11-40). Madrid: Visor, 997ª.1.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.657

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: