Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente

Autores

  • Edjonas Silvana Lopes Anne Sullivan University
  • Anna Christina Farias de Carvalho Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.656

Palavras-chave:

Avaliação. Aprendizagem. Ensino

Resumo

Esse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto.  No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente.  Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o  ensino de qualidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDEIRA, Anna M. Ressignificação a avaliação escolar. In. Comissão Permamente de Avaliação Institucional: UFMG-PAIUB. Belo Horizante: PROGRAD/UFMG, 2000.p.122-129 (Caderno de Avaliação, 3)

COSTA, Jamili Souza. A avaliação da Aprendizagem Escolar. Saberes e Práticas Docentes. Ilhéus-12-a14 de agosto de 2013. I JORNAPED.

DIAS, E.G.; OLIVEIRA,G.F. Avaliação Institucional e da Aprendizagem na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Caboclo. Id on Line Revista de Psicologia, Janeiro de2017, vol.10, n.33,p. 337-346. ISSN: 1981-1179.

FERREIRA JÚNIOR, Aurério Buarque de Holanda. Dicionário escolar de língua portuguesa/ Coordenação de Marna Baird Ferreira e Margarida dos Anjos; ilustração Axel Sande – 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo:EGA. 2002.

LUCKESI, Cripriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Disponível em Pátio On-line. Pátio. Porto Alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abri.2000.

__________. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MORETTO, Vasco P. Prova- um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Posto Alegre. Artmed, 1998.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 32.ed. Porto Alegre, RS: Medação, 2003.

SAVIANI, Derrneval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Dermeval Saviani.- 32. ed.- Campinas, SP: AutoresAssociados, 1999. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S)

WERNECK, Hamilton. Prova, povão, camisa de força da educação: uma crítica aos sistemas de avaliação crivada de humor e propostas. Petrópolis:VOZES,1995.

SAKAMOTO, Bernardo Alfredo Mayta; Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar. Avaliação como ato de amor e não de exclusão. XXI Semana de Pedagogia: Infância, Sociedade e Educação, 13-15 de outubro de 2010.

XAVIER, Carlos. Desponível em: http://pequenozoologo.blogspot.com.br/

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos