Por uma Pedagogia Inclusiva

Autores

  • Edjonas Silvana Lopes Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.655

Palavras-chave:

Inclusão-escolar. Escola. Professor.

Resumo

O presente trabalho discute a questão da inclusão de crianças com necessidades especiais na busca de promoção de uma pedagogia inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o que dizem as leis e os teóricos sobre o tema, compreendendo o papel do professor pedagogo no seu cotidiano escolar como articulador do processo de aprendizagem. Entende-se que inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade e que para que ela aconteça faz-se necessário derrubar barreiras e obstáculos em relação a formação e informação e dentre eles o preconceito social que ainda perdura na sociedade. Para a concretização desse trabalho foram necessários diversas leituras em artigos e livros sobre o tema, como também a leitura de documentos que asseguram a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas. Espera-se que a construção do mesmo venha a ser um subsídio para professores que atuam em sala de aula.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. (CF/88), de 05 out.1988.Brasilia, DF.

_________. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.

_________. Plano Nacional de Educação 2014/2024. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil-q3/ -ato2011-2014 Acessado em 20/10/2016.

_________. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. 2.ed. Brasília: MEC, Secretária de Educação Especial, 2006.

_________. Secretária de Educação Especial. Conjunto de materiais para a Capacitação de professores-necessidades na sala de aula. Brasília-MEC/SEESP,1998.

__________. Senado Federal. Declaração Mundial de Salamanca e Linhas de ação sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade. Brasília: CORDE, 1994.

_________. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional /LDB/93 94/90. Brasília,1996.

GOFREDO, Vera Lúcia Flor Sénéchal. Educação: Direito de todos os Brasileiros. In: Salto para o futuro: Educação Especial: Tendências atuais. Secretária de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1999.

JANUZZI, Gilberta de Martinho. A educação do deficiente no Brasil dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados.2004.

MARITNS, l. A. R. Inclusão de crianças com necessidades Especiais. In: Revista Brasileira de Educação Especial, ano XXV. Nº 235, setembro, 2010.

SASSAKI, Romeu Kazumbi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. Ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,1999.

UNESCO. Ensinar e aprender: Alcançar a qualidade para todos. Relatório de Monitoramento Global, 2014.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Comment