A Educação à Distância como Estratégia Pedagógica

Autores

  • Erinaldo Monteiro da Silva Anne Sullivan University
  • Theóphilo Michel Álvares Cabral Beserra Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.649

Palavras-chave:

Educação a Distância. Comunicação. Tecnologia.

Resumo

O desenvolvimento das chamadas tecnologias colocou o ser humano no topo da cadeia alimentar no planeta Terra, mas há de se refletir que sem os estudos básicos nenhuma destas chamadas ciências tecnológicas existiriam. A humanidade passou por uma evolução em suas descobertas e gerações passaram sem experimentar aquilo que elas mesmas começaram a descobrir, o seu legado suscitou curiosidades nas gerações futuras que aprimoraram e desenvolveram estudos anteriores, mas para poderem assim fazerem, foram beneficiadas por mecanismos de transmissão desenvolvidos por este mesmo homem descobridor. Dentro destas ferramentas de transmissão apresentaram-se as artes como desenvolvimento de signos, desenhos que mais tarde traduzidos revelaram suas mensagens, formas de arquivar estes conhecimentos e transmiti-los também se aperfeiçoaram e hoje o homem faz uso mas uma vez de sua capacidade inventiva e transforma as chamadas tecnologias da informação e comunicação em sua aliada na perpetuação e transmissão dos saberes. A educação a distância apresenta-se mais presente do que nunca nesse contexto e se valida como potência educacional, encurtando distâncias e aproximando os personagens do universo do conhecimento, a presente pesquisa, que está embasada em estudos bibliográficos, tentará mostrar como essa ferramenta tem contribuído para a nossa atual geração no tocante a democratização da educação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Lucinéa. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2015.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação - Rumo à sociedade aprendente. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

FORMIGA, Marcos. Educação a Distância - o estado da arte. São Paulo: Editora Pearson, 2009.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância - Uma visão integrada. Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

NUNES, I. B. Noções de Educação a Distância. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/ 21015548/ Artigo-1994-Nocoes-de-Educacao-a-Distancia- Ivonio-Barros-NUNES>. Acesso em: 31 agosto 2015.

PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Cuiabá: NEAD/ IE –UFMT. 1996.

LITWIN, E. Educação a Distância: Temas para o Debate de Uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre: Artmed. 2001.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos