Políticas Públicas Educacionais: Desafios da Inclusão no Ensino Regular
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.646Palavras-chave:
Políticas Públicas, Desigualdades, Direito social, Educação e inclusão.Resumo
A proposta deste artigo é mostrar diversas conceituações de políticas públicas e que as mesmas são diretrizes, princípios que direcionam a atuação do poder público. As políticas sociais públicas são aquelas que implantam operacionalização e manutenção dos serviços, programas, projetos e benefícios que são de inteira responsabilidade do Estado. O direito ao ensino regular possibilita às crianças o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. Estas aprendizagens envolvem tanto os professores, quanto os alunos. O objetivo geral deste artigo é: compreender as políticas educacionais, com ênfase nos desafios de inclusão no ensino regular, mostrando a importância do profissional da educação preparado. Os objetivos específicos foram: comparar a implantação destas políticas e aos avanços até os dias atuais; caracterizar a importância da educação para a sociedade; apontar os avanços, desafios e dificuldades para a inclusão da mesma no ensino regular; diferenciar programas, projetos e Leis implementadas. Tem-se um estudo descritivo, inserido na abordagem qualitativa. Isto é, realizado a partir d a leitura cuidadosa de recursos materiais como textos em consulta a internet, sites e livros bibliográficos, portanto sendo uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados obtidos fornecem um conteúdo onde destaca a importância dos avanços dentro das políticas públicas educacional, focando todo histórico e acontecimento durando cada governo. A educação é de suma importância para a conquista do desenvolvimento econômico de um país. Pois, os mais bem sucedidos em todas as áreas são aqueles que têm acesso à educação e consegue romper com as limitações.
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