Avaliação Externa como parâmetro para a Educação

Autores

  • Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.642

Palavras-chave:

Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo.

Resumo

Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991.  Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares.  Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar.  Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através  da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz.

 

 

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Referências

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Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos