A Importância da Brincadeira no Desenvolvimento Cognitivo Infantil

Autores

  • Cheila Cristina dos Santos Teixeira Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.641

Palavras-chave:

Brincadeira, desenvolvimento, escola, infância

Resumo

A brincadeira sempre esteve presente no cotidiano infantil. O brincar é inerente ao ser humano, assim como inúmeras outras ações. É através dela que a criança desenvolve seu lado criativo, imaginativo e social. Esse ato que acreditamos ser uma condição da infância, é considerado por muitos estudiosos imprescindível ao ser. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da brincadeira para a constituição do desenvolvimento intelectual das crianças e seu contexto pedagógico em instituições infantis. Embasados em Vigotsky e outros estudiosos, o trabalho justifica-se por entender que brincar é essencial para consolidar o pleno desenvolvimento infantil transformando e construindo novos significados.  

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

IVIC, Ivan. Edgar Pereira Coelho (organizador) Lev Semionovich Vygotsky. Recife; Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção do jogo infantil. www.revistas.usp.br/rfe/article/download/33600/36338 Acesso em: 24 de março de 2015.

LIRA, Natali Alves Barros, RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância do brincar na educação infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação. Volume 5, n 1, 2014 www.uninove.br/marketing/fac/publicações.../educacao/v5.../Natali.pdf Acesso em 24 de março de 2015

QUEIROZ, Norma Lucia Neris de. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil. Universidade Federal de Minas Gerais. 2003 e 2004. Publicado no Livro Brincares, 1 edição, editora UFMG, 2005.

REVISTA NOVA ESCOLA. A teoria da diversão. Publicado em Hora de Brincar, Setembro de 2010 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml Acesso em: 24 de março de 2015.

ROLIM, Amanda Alencar Machado; GUERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Mônica Mota. Uma leitura de Vigotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v.23, n.2, p. 170-180, jul./dez.2008.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Comment