Escola Profissionalizante e o método de ensino e aprendizagem na Educação Física

Autores

  • José Demontier Guedes Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte - CE
  • Cassiano César Ferreira Duarte
  • Joyce Gonçalves Feitosa
  • Leonardo Gonçalves Feitosa dos Santos
  • Pedro Anderson Barbosa da Silva
  • Antônio Júlio César Almeida de Souza
  • Torben Alencar Vieira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.640

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino. Aprendizagem

Resumo

O objetivo geral do presente estudo é compreender a importância do ensino, aprendizagem e seus métodos utilizados para a pratica da Educação Física, e principalmente, como ela é aplicada na na escola profissionalizante. Quanto aos objetivos específicos, investiga-se a importância do ensino e aprendizagem quanto a estimular os alunos na prática de atividades corporais, buscando compreender o método aplicado em sala de aula pelo professor de educação física e, o consequente desenvolvimento dos alunos. Utlilizou-se um questionário qualitativo, o qual foi respondido por uma profissional de Educação Física do colégio profissionalizante E.E.M.P Governador Virgílio Távora. Os resultados demonstraram que a falta de espaço tem sido um problema,  dificultando as aulas e uma metodologia mais interativa com movimentos, implicando em que o professor tenha que improvisar no decorrer das aulas. O método de ensino é desenvolvido pela professora, a qual organiza as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos de trabalho docente em relação à aprendizagem e o ensino, tem como finalidade a compreensão das aulas de educação física em escolas profissionalizantes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Demontier Guedes, Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte - CE

Professor e Psicólogo

Referências

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. Significado da formação continuada docente. Artigo 2009. Disponível em: http://docplayer.com.br/321442.

MOURA, ARAÚJO, MORETTI, PANOSSIAN e RIBEIRO apud BOGOYAVLENSKY e MENCHISKAYA. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v.10, n.29, 2010.

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli. Metodologias emergentes no ensino da educação física. In Conexões: Revistada Educação Física/UEM, v. 8, n. 1, 1997.

LORENZ, Camila F; TIBEAU, Cynthia. Educação Física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Revista digital, v. 9, n. 66, novembro de 2003.

MATOS, Marcelo da cunha. Espaço Físico Escolar: Objeto indispensável para Educação Física? Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/espaco-fisico-escolar-objeto-indispensavel-para-educacao-fisica/. 1998.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos