Gestão das mudanças em organizações educacionais

Autores

  • Maria Alinele Lucena Soares Soares
  • Ediones Bezerra dos Santos
  • Tereza Ivone Lobo Pinheiro Gurgel
  • Júlia Rosa Santos Sousa
  • Hidemburgo Gonçalves Rocha

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v4i12.64

Palavras-chave:

Estresse, gestão, mudanças organizacionais

Resumo

O presente artigo discute a questão das relações no ambiente educacional. Trata-se de um aspecto essencial para o desenvolvimento das empresas e do uso do potencial criativo e laboral das pessoas. As mudanças e o estresse organizacional têm chamado a atenção de um número cada vez maior de empresas preocupadas com o crescimento dos problemas emocionais, relacionais e de saúde, relacionados a estes fenômenos. Os estímulos físicos e psicossociais do estresse podem ser considerados grandes inimigos tanto da saúde, qualidade de vida quanto da produtividade. A gestão das mudanças e do estresse organizacional tem se tornado um assunto estratégico para educadores e gestores educacionais, visto tratar-se de um ambiente de referência para os que dela se utilizam, principalmente os aprendizes. Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre os estímulos psicossociais geradores de estresse no contexto das mudanças organizacionais constantes.

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Publicado

2010-01-17

Edição

Seção

Educação