Educação Ambiental: a mudança que faz a diferença

Autores

  • Caroline Maria Tavares de Sampaio Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.639

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Problemas Ambientais, Atitudes Ecologicamente Corretas, Meio Ambiente

Resumo

Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância da educação ambiental para a vida dos seres humanos. Primeiramente, foram feitas reflexões sobre a crise ecológica atual. Então, foram elencados vários problemas ambientais e muitas atitudes ecologicamente corretas que devem ser empregadas. Em seguida, os problemas ocasionados pela produção desenfreada de lixo foram analisados. Para que, assim, pudessem ser expostas as melhores maneiras de amenizar este fato. Por fim, foram feitas algumas considerações sobre a importância de se introduzir concretamente a educação ambiental na sala de aula. Então, a importância de cada profissional da educação foi assegurada. Pois, para que haja bons resultados nesse sentido, é imprescindível a cooperação diária de todos os membros da escola. Este trabalho foi executado com a pretensão de contribuir para que a educação ambiental consiga ser um divisor de águas na vida das pessoas, transformando projetos de vida em realidade. Esta preocupação com o meio ambiente é de suma importância para o mundo atual; pois, se não houverem drásticas mudanças na maneira de se relacionar com o meio, a vida dos seres humanos estará gravemente ameaçada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Maria Tavares de Sampaio, Anne Sullivan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

LEME, Taciana Neto. Conhecimentos práticos dos professores e sua formação continuada: um caminho para a educação ambiental na escola. In GUIMARÃES, Mauro (org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MAZZINI, Ana Luiza Dolabela de Amorim. Nosso lixo de cada dia: desafios & oportunidades. Belo Horizonte: Ed. do autor, 2008.

SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Princípios do direito ambiental. São Paulo: Saraiva, 2014.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

Artigos