A Educação à Distância e a Função do professor
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.624Palavras-chave:
Educação à Distância. Professor. Laços VirtuaisResumo
Este artigo tem como tema refletir sobre a postura que o professor de Educação à Distância (EAD) deve assumir. O seu objetivo é entender melhor o processo de ensino e aprendizagem na EAD, procurando encontrar a posição adequada para o professor. O trabalho se justifica pelo crescente desenvolvimento que este modelo educacional vem vivenciando. De cunho bibliográfico, este trabalho foi buscar respaldo nas pesquisas de autores como: Moran, Masetto e Behrens (2014) e Peixoto e Silveira (2014), entre outros. Portanto, para construção desse trabalho, primeiramente, foram feitas três conceituações de EAD. Depois, uma retrospectiva histórica da EAD foi descrita. Em seguida, o discente foi citado como sendo o principal elemento da EAD. Então, foi lembrada a importância de se construir laços virtuais, para que resultados positivos possam ser confirmados. Por fim, os objetivos do professor de EAD foram elencados. Posteriormente, foram citadas algumas mudanças na EAD, como consequência da utilização cada vez mais intensa da internet. Só então, a interatividade entre professor e aluno, foi lembrada como fator essencial para o sucesso de um curso à distância. Finalmente, a postura ideal para o professor de EAD foi detalhada. Esta obra foi executada com a pretensão de contribuir para que a EAD seja devidamente analisada e aprimorada.
Downloads
Referências
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014.
PEIXOTO, Vanessa Alessandra Cavalcanti; SILVEIRA, Daniella Santos da. Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: notas introdutórias sobre teoria e prática. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
VALENTE, José Armando. Curso de Especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: Educação a distância via Internet. São Paulo: AVERCAMP, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.