Avaliação dos hábitos alimentares dos Universitários de uma Instituição Privada de Ensino Superior no interior da Bahia

Autores

  • Marcela Teles Amaral de Souza FAINOR
  • Flávio Mendes de Souza FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.618

Palavras-chave:

Hábitos alimentares. Alimentação saudável. Obesidade. Doenças cardiovasculares

Resumo

A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, pois desempenha um papel muito importante durante todo o ciclo de vida dos indivíduos. O ato de alimentar-se envolve uma multiplicidade de aspectos que influência na qualidade de vida. A alimentação saudável é um dos principais determinantes da saúde que assegura o desenvolvimento e crescimento fisiológico. Os alimentos com alto teor calórico, deterioram o hábito alimentar saudável, o que torna os indivíduos mais suscetíveis a doenças. Este estudo tem como objetivo, avaliar os hábitos alimentares dos universitários de uma instituição privada de ensino superior no interior da Bahia. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e transversal, a pesquisa foi realizada com 15 alunos ingressantes, 15 dos semestres medianos e 15 concluintes dos cursos de Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Farmácia e Odontologia totalizando 225 alunos do turno vespertino. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário semiestruturado. Os dados foram tabulados em planilhas do programa Microsoft Office Excel® 2013, os resultados obtidos de cada variável analisada foram apresentados através de tabelas e gráficos. De maneira geral, poucos alunos trazem lanche de casa para a faculdade, a maioria costuma lanchar nos intervalos das aulas e optam por salgados, a maior parte dos alunos são sedentários e não consideram ter uma alimentação saudável. Diante dos resultados observados, faz-se necessário criar uma estratégia nutricional adequada. Como profissional de saúde, o farmacêutico deve realizar orientações voltadas para alimentação e hábitos de vida saudáveis, com o propósito de controle e prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares e outras associadas, visando a formação de atitudes e comportamentos saudáveis que permaneçam por toda vida.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, T. H. M; SCHIMITZ, B. A. S.; TUMA, R. C. F. B. Avaliação antropométrica e dietética de pré-escolares em três creches de Brasília, Distrito Federal. Revista Brasileira Saúde Materno Infantil, v. 5, n. 4, out./dez. 2005.

BISMARCK-NASR, E. M.; FRUTUOSO, M. F. P.; GAMBARDELLA, A. M. D. Importância nutricional dos lanches na dieta de adolescentes urbanos de classe média. Pediatria (São Paulo), v.28, n.1, p.26-32, 2006.

DANELON, Maria Angélica Schievano. Serviços de alimentação destinados ao público escolar: análise da convivência do Programa de Alimentação Escolar e das cantinas. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 13(1): 85-94, 2006.

FELICE, MARINA MARQUART, et al. Análise do Lanche Escolar Consumido por Adolescentes. SAÚDE REV., Piracicaba, 9 (22): 7-14, 2007.

GIBNEY, M.J. et al. Introdução a nutrição humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

LAMOUNIER, R. A gordura trans, seus riscos e a proibição em Nova Iorque: paranóia ou prevenção? Disponível em: http://www.diabetes.org.br. Acesso em 16 de Outubro de 2016.

MEDINA, José Luís et al. Programa Nacional de combate à obesidade. Acesso em: 17 de outubro de 2016. Disponível em: http://1nj5ms2lli5hdggbe3mm7ms5.wpengine.netdna-cdn.com/files/2015/08/Programa-Nacional-de-Combate-%C3%A0-Obesidade.pdf.

MESQUITA, Jussara Helou, et al. Perfil qualitativo dos lanches escolares consumidos em instituição de ensino particular do Distrito Federal – Brasil. Universitas: Ciências da Saúde, v. 4, n. 1 / 2, p. 49-62, 2006.

MUNIZ, Ludmila Correa et al. Prevalência e fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras entre adolescentes de escolas públicas de Caruaru,PE. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013, vol.18, n.2, pp. 393-404.

QUEIROZ, Aline Bianca Lisboa, et al. Consumo alimentar e percepção de imagem corporal entre adolescentes de escola privada. Unijuí. Rio Grande do Sul. 20015.

VIUNISKI N. Obesidade em adultos, um desafio pediátrico. Rev. Nutrição em pauta, n. 74, p. 4-10, set/out. 2005.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos