Educação Profissionalizante: Um Instrumento Para Emancipação Ou Alienação?

Autores

  • Antonia Angela de Lima Anne Sullivan University
  • Raimunda Tânia Pinheiro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.615

Palavras-chave:

Trabalho. Programas Profissionalizante. Educação

Resumo

As relações desencadeadas pelo modelo de produção atual desvelam-se nos mais diversos setores da sociedade: no âmbito do trabalho e nas suas representações; no campo educacional como um todo e em seu recorte dos programas profissionalizante, além do quadro que se impõe ao Serviço Social inserido nesse cenário: Objetivando investigar como  a educação é utilizada enquanto mecanismo para a manutenção do capital, é que a pesquisa se debruça sob o tema proposto o processo de precarização da educação em detrimento da manutenção do capital. A pesquisa de caráter qualitativa utilizou o estudo bibliográfico, reflexão dos rebatimentos desse contexto para a sociedade e a possível reversão do quadro posto e imposto pela ordem dominante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Angela de Lima, Anne Sullivan University

Anne Sullivan University

Referências

ALMEIDA, N.L. T. A educação como direito social e a inserção dos assistentes sociais em estabelecimentos educacionais. Cartilha _ O Serviço Social e a Política Pública de Educação. Minas Gerais, 2005.

BIAGINI, J. A materialidade e a discursividade da prática de ensinar no ambiente do Ensino Técnico, 2004. Tese. (Doutorado em educação) Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em:http://www.artigonal.com/educação-artigo/ensino-técnico-versus-ensino-superior. Acesso em: 10/09/2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei8069. Acesso em: 10/09/2016.

BRASIL: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: portal. Mec.gov.br/arquivos/pdf/tvescola/lei/pdf. Acesso em 12/08/2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. São Paulo: Ed. Esplanada.

BRASIL. Projeto de Lei nº 004 de 26 de Janeiro de 2009. Estabelece a criação do Serviço Social Escolar nas Escolas Públicas Municipais.

GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. In: Revista Serviço Social e Sociedade n. 62. São Paulo: Cortez, 2000.

Lei 8.662 de 13 de março de 1993. De regulamentação da profissão. Com alterações introduzidas pelas resoluções do CFESS.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista: funções da previdência e da assistência social. São Paulo. Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5.Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975.

IAMAMOTO, Marilda Vilela; Carvalho, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica-34. Ed.- São Paulo, Cortez, 2011.

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. São Paulo: Moraes, 1983.

PIANA, M.C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo. ED UNESP, 233 p.2009.

SILVA, Marcela Mary José da. Serviço Social na Educação: Teoria e Prática. Campinas, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos