Dislexia: Leitura e Escrita numa Perspectiva Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.608Palavras-chave:
Dislexia. Leitura. Alfabetização. Linguagem. Adquirida. DesenvolvimentoResumo
Este artigo científico centrou, através do levantamento bibliográfico, compreender a Dislexia na perspectiva psicopedagógica, para após o estudo entender como acontece a síndrome durante a infância, uma vez que a dislexia só pode ser identificada, logo que se inicia o processo de alfabetização, embora que os estudos, também, mostram que essas características podem acontecer na fase adulta, onde o individuo passou toda a sua infância-adolescência sem saber que era acometido pela dislexia. Para fundamentar o estudo, optou-se pelos levantamentos teóricos de autores que discernem sobre o assunto. O processo de aprendizagem da leitura é um fator desafiador, uma vez que ela faz parte do avanço do educando não só em língua portuguesa, mas também nas outras disciplinas, desde a simples assinatura de seu nome à construção frasal mais complexa. A não aprendizagem da leitura pelo aluno, à certo tempo, era caracterizado como aluno inapto a ler, o qual era encaminhado pelos pais e profissionais a outras atividades que não envolvessem a leitura, e taxado como “ esse menino não dá para leitura”. A descoberta da Dislexia possibilitou novos olhares para esse educando, e possibilitou uma nova forma de aprender a ler e escrever para eles. O estudo é puramente bibliográfico, sua pesquisa teórica embasou em livros, artigos e site do Google profissional da internet.
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