Educação Especial: Perspectivas e Práticas pedagógicas no contexto Escolar

Autores

  • Aurilene Pereira de Moraes Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.607

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão escolar. Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como base a questão da educação especial voltada para a inclusão escolar. Salientando que um olhar especial para dentro dos estabelecimentos regulares de ensino se faz necessário para que as leis e normas que garantem o direito de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais sejam realmente cumpridas, efetivando assim a educação inclusiva.  Para isso, o papel da família e da comunidade escolar é de suma importância, pois é na família que todos recebem a educação primeira, para somente depois poder conviver em sociedade.  Os professores também são necessários nesse processo, pois se tornam mediadores entre os educandos diante das relações interpessoais com o meio em que estão inseridos. Por isso, o objetivo maior é conceituar e diferenciar a inclusão nas escolas, compreendendo suas formas e desafios na busca de auxiliar aos professores, às escolas, aos pais e à sociedade como um todo, para que a mesma e desenvolva com sucesso. Assim, foram levantadas algumas discussões teóricas a respeito da importância da escola ser inclusiva, incluindo o papel da família e do professor diante da inclusão escolar. Bem como compreender e que modo a inclusão vai se confirmando, e quais modificações precisam ser feitas para que haja a aceitação das pessoas incluídas, sinalizando assim as perspectivas de ensino e aprendizagem nesse novo cenário da educação brasileira. Concluiu-se, então, que a inclusão de crianças e jovens nas escolas regulares de ensino é um processo amplo, e que as aprendizagens significativas aparecem quando há respeito e envolvimento do todos para que seja construída a cidadania.

 

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Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos