Políticas Públicas e Organizações na Educação do Surdo

Autores

  • Edjonas Silvana Lopes Anne Sullyvan University
  • Francimária Sousa Santos Silvana Anny Sullivan University
  • Anny Caroline Costa Vieira
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.588

Palavras-chave:

Surdos. Leis. Libras. Bilinguismo.

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre as políticas públicas para a educação dos Surdos no Brasil, desde o século XIX quando um decreto imperial fez nascerem os primeiros institutos para o atendimento as pessoas cegas e surdas. Ressaltando ainda a fundação do INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos, o qual oferece ensino formal e ensino profissionalizante para surdos. A Língua Brasileira de Sinais – Libras, é conhecida como a língua dos surdos, ela não é apenas gestos e mímicas, mas trata-se e uma combinação sistemática de gestos e mímicas acrescida da expressão facial e movimentos corporais, o que possibilita uma perfeita comunicação dos surdos com outros surdos e de surdos com os ouvintes que compreendem a língua. O bilinguismo é uma proposta educacional para o Surdo, onde possibilita o mesmo estudar e comunicar-se com duas línguas distintas, a Libras e a Língua Portuguesa. Diversas Leis, Decretos e Resoluções foram elaboradas e divulgadas pensando na inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, cabe então aos estados e municípios executarem o que foi dito nos textos legais, visando dessa maneira proporcionar uma maior participação efetiva dessas pessoas na sociedade e preparação para o mercado de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edjonas Silvana Lopes, Anne Sullyvan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Marcos Políticos-legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/ Secretaria de Educação Especial, -2010. 72p. Brasília.

BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 11ª edição. Câmara dos Deputados. Brasília/2015.

DECHICHI, C. SILVA, L.C.da. FERREIRA, J. M.( Organizadoras) CURSO BÁSICO: educação especial educacional e atendimento educacional especializado. Série: Material Didáttico v.1. Uberlândia: EDUF, 2012.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Espanha, 1994.

FELIPE, T. Políticas para Inserção da Libras na Educação de Surdos. Em Contexto. Libras Artigo Publicado pela Revista Informativ – Científico Espaço, INES – Rio de Janeiro. N. 25/26, pp 33-47; janeiro-dezembro/2006.

GUIMARÃES, G. BORBA, R. Reflexões sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização. Recife: SBEM, 2009.

JANNUZZI, G. A luta pela educação da pessoa com deficiência mental no Brasil. Campinas/SP: Editores Associados, 1992.

QUADROS, R.M. de. Alfabetização e o ensino da língua de sinais. Textura, Canoas n3 p. 54, 2000.

MAZZOTA, M. J.S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas. São Paulo: Cortez, 1996.

MATTOS, L.C. Educação e Surdez: Por uma Melhor Qualidade de Vida. (UERJ), 2002.

MOURA, C. P. R. de. Educação Inclusiva: Desafios e Perspectivas. Revista Educare/ ISEIB – Montes Claros –MG. V. 2/2006.

ROCHA, S. Histórico do INES. Espaço – Informativo Técnico – Científico [do] INES. Edição comemorativa, 140 anos. Belo Horizonte: Líttera, 1997.

SILVA, K.M.de S.C. SILVA, L. C. da Silva. REIS, F. CURSO BÁSICO: Educação especial educacional e atendimento educacional especializado. Série: Material Didáttico v.1. Uberlândia: EDUF, 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Artigos