O Trabalho Infantil e os mecanismos de enfrentamento pela Escola

Autores

  • Joeuda Sandra Magalhães Melo Anne Sullyvan Unyversity

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.583

Palavras-chave:

Escola. Trabalho Infantil. Enfrentamentos

Resumo

A ideia de trabalho infantil reflete a atenção de que necessita a sociedade para o enfrentamento dessa problemática. Daí a relevância do tema em questão.  O objetivo deste artigo é refletor sobre o enfrentamento do trabalho infantil sob os aspectos histórico, social e político, bem com sobre as diferentes formas de violência a que são submetidas as crianças e adolescentes, mesmo com uma legislação que os ampare. Assim, o conhecimento e o diálogo sobre o tema fortalecem uma tentativa de resolução. Optou-se por uma linguagem objetiva de modo que os argumentos básicos utilizados possam ser facilmente entendidos.  O resultado demosntrou a necessidade de mais e melhores iniciativas de proteção a infância e adolescência, com bases legais e políticas públicas mais eficazes. Dentre elas destaca-se programas como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil),  e o Peteca (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – que acontece somente no Ceará).

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CENTRO DE REFERENCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/experiencias/peteca-programa-do-mpt-do-ceara-forma-professores-na-garantia-dos-direitos-da-infancia/ Acesso em 06 de julho de 2016.

DEMO. Pedro, Pobreza Politica: A pobreza mais intensa da pobreza brasileira. Campinas SP, armazém do Ipê, 2006.

FALEIROS, Vicente de Paula. Estatuto da Criança e do Adolescente. Campo Grande. Universidade federal de Mato Grosso do Sul, 2001.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO. Disponível em: <http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/programa-de-erradicacao-do-trabalho-infantil-peti> Acesso em: 07de julho de 2016.

MOURA, Esmeralda. Crianças operárias na recém-industrializada São Paulo. In:

DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. Esporte e lazer, e a profissionalização e proteção no trabalho

RAGO, Magareth Luiza, Do cabaré ao lar. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1985.

RIZZINI, Irma. Pequenos trabalhadores do Brasil. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

SUSSEKIND, Arnaldo. Convenções da OIT e outros tratados-3ªed. São Paulo. 2007.

UNICEF- Relatório da situação da infância e adolescência brasileira. Brasília, 2011

CENTRO DE REFERENCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/experiencias/peteca-programa-do-mpt-do-ceara-forma-professores-na-garantia-dos-direitos-da-infancia/ Acesso em 06 de julho de 2016.

CUNHA. Marciano de Almeida. OGLIARI. Cassiano Roberto Nascimento. A Exploração do Trabalho Infantil no Brasil república e Sua Relação com a Questão do Gênero: uma Perspectiva Histórica. 2013. PUCPR. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo6/407.pdf. Acesso em 06 de julho de 2016.

Downloads

Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Artigos