Alfabetização e Linguagem

Autores

  • Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.566

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Teoria, Escola e Método

Resumo

O presente artigo apresenta de forma clara e objetiva uma revisão bibliográfica sobre a inclusão social, focando as teorias de Piaget, Vygotsky, dentre outros, para um um melhor aprendizado em relação a educação inclusiva. Discute aspectos relacionados a uma escola do município de Juazeiro do Norte onde se constatatou uma dificuldade do professor em lidar com alunos portadores de necessidades especiais. Analisa-se situações de ensino procurando descrever as habilidades e competências dos alunos para lidar com suas limitações. Discute o papel do educador nesse processo, enfocando a interação social e a realidade linguística da criança, como de grande importância na sua formação escolar.  Conclui-se que as aulas devem se dar de forma democrática, sem preconceitos, visando sempre uma educação de qualidade que inclua o conhecimento social, interativo, de forma que juntos, professores e alunos, possam atender aos objetivos por ambos, almejados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa, Anne Sullivan University

Anne Sullivan University

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Universidade Federal do Cariri - UFCA

Referências

BRASIL – Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/ secretária Educação especial. 1º Ed. Mec; SEESP, 200

MAIZOTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e Políticas públicas/ 5º edusão Paulo: Cortez 2005

GLAT; Rosana, Uma família presente e participativa: O papel da família no desenvolvimento e inclusão social da pessoa com necessidades especiais. 2004 Artigo online: http.www.eduinclusiviva.pesq. – uej.pro.br

GOTSK – Liliâne, José Carlos. Didática. Corty, 1994 Piaget

PIAGET, Jean; O Nascimento da Inteligência da Criança. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. 380 p.

Downloads

Publicado

2016-11-05

Edição

Seção

Artigos