Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer

Autores

  • Jéssica Santos Filadelfo Faculdade Independente do Nordeste
  • Aldrina da Silva Confessor Cândido Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.560

Palavras-chave:

envelhecimento, idosos, autopercepção.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de adultos-jovens sobre o envelhecer. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa de campo com discentes de uma instituição de nível superior no município de Vitória da Conquista-BA. A análise dos dados foi através da técnica da Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de técnicas de julgamento das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo. A maioria dos entrevistados definiu o envelhecimento abordando principalmente os aspectos biológicos e cronológicos. Entender o processo de envelhecimento e a percepção de cada um sobre esse assunto é importante, e o quanto mais cedo possível, melhor, não somente para ampliar os conhecimentos dos processos degenerativos associados a idade, mas também para desenvolver estratégias que amenizem os efeitos físicos e mentais decorrente da passagem dos anos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Santos Filadelfo, Faculdade Independente do Nordeste

Graduanda do Curso de Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste.

Enfermeira, Docente da Faculdade Independente do Nordeste, Especialista em Formação Pedagógica, Mestre em Gerontologia Social e Doutoranda em Humanidades e Artes com ênfase em Ciências da Educação. [email protected]

Aldrina da Silva Confessor Cândido, Faculdade Independente do Nordeste

Enfermeira, Docente da Faculdade Independente do Nordeste, Especialista em Formação Pedagógica, Mestre em Gerontologia Social e Doutoranda em Humanidades e Artes com ênfase em Ciências da Educação. [email protected]

Referências

ASSIS, M. E.; ARAÚJO, T.D. Atividade e postura corporal. In: A.L. SALDANHA; C.P. Caldas (Ed), Saúde do Idoso: a arte de cuidar. 2a edição. Rio de janeiro: Ineterciência, p.83-86, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.

BARKER, M.; O’HANLON, A.; McGEE, H. M.; HICKEY A.; CONROY, R. M. Cross-sectional alidation of the Aging Perceptions Questionnaire: A multidimensional instrument for assessing self-perceptions of aging. BMC Geriatrics, 2007.

BRETAS, A.C. Cuidadores de idosos e o Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v.56, n.30, p.298-301, 2003.

CÓTICA, Carolina Santin. Percepção de envelhecimento e finitude no final da vida adulta tardia: um estudo num grupo da melhor idade. [dissertação]. Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2011.

CRESS, M.E.; BUCHNER, D.M.; QUESTAD, K.A. Exercise: effect sonphysical functional performance in independent older adults. Journal of Gerontology Advanced Biological Sciences Medical and Science, v.54, n.5, p.242-248, 1999.

DE VITTA, A. Atividade física e bem-estar na velhice. In: A.L. Neri; S.A. Freire. (orgs.). E por falar em boa velhice. Campinas-SP: Papirus, p.25-38, 2000.

DUTRA, S.N.L.P. Longevidade: a percepção do jovem e o seu próprio processo de envelhecimento. [dissertação]. Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, 2015.

FECHINE, B. R. A.; TROMPIERI, N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Revista Científica Internacional, ed.20, v.1, 2012.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr, 2005.

HANSSON, R. O.; STROEVE, M. S. Integrating aging and bereavement in late

life. In: HANSSON, R. O.; STROEVE, M. S (Eds.). Bereavement in late life: Coping,adaptation, and developmental influences. Washington, DC US: American Psychological Association, p. 153-172, 2007.

KAUFFMAN, T.L.; JACKSON, O.O. Indivíduo como um todo. In: KAUFFMAN, T.L. Manual de Reabilitação Geriátrica. Rio de Janeiro: Guanambara Koogan, 2001.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=293330&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas. Acesso em: 06 de março de 2016.

MORAES, E.N.; et al. Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Belo Horizonte: Coopmed; 2009.

MOTTA, L.B. Processo de envelhecimento. In: A.L. Saldanha; C.P. Caldas (Ed.). Saúde do Idoso: a arte de cuidar. 2a edição. Rio de janeiro: Interciência, p.115-124, 2004.

NERI, A.L. O fruto da sementes: processos de amadurecimento e envelhecimento. In: NERI, A.L. (Org.). Maturidade e Velhice: Trajetórias individuais e socioculturais. Campinas-SP: Papirus, 2001.

NETTO, M.P. História da velhice no século XX: Histórico, definição do campo e temas básicos. In: FREITAS, E.V.; L.Py.; NÉRI, A.L.; CANÇADO, F.A.X; GORZONI, M.L.; M.L e ROCHA, S.M. (Eds.). Tratado de geriatria e gerontologogia. Rio de Janeiro, Guanambara Koogan, p.-2, 2002.

PASCHOAL, S.M.P. Epidemiologia do envelhecimento. In: PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia. A velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 2002.

RIBEIRO, L. da C. C.; ALVES, P. B.; MEIRA, E. P. Percepção dos idosos sobre as alterações fisiológicas do envelhecimento. Ciência, Cuidado e Saúde, v.8, n.2, p.220-227, 2009.

RIBEIRO, M. dos S.; CENDOROGLO, M.S.; LEMOS, N. de F.D. A percepção dos idosos acerca de seus hábitos de vida e comportamento de autocuidado quando jovens e a influência destes na saúde e envelhecimento. Revista Kairós Gerontologia, 18 (2), p. 81-10, 2015.

SHIN, K.; KIM, M.; KIM, Y. Study of the aging perception. Nursing &Health Sciences, v.4, n.3, A8, 2002.

SILVA, E.M..; SILVA FILHO, C.E.; FAJARDO, R.S.; FERNANDES, A.U.R.; MARCHIORI, A.V. Mudanças fisiológicas e psicológicas na velhice relevantes no tratamento odontológico. Revista Ciência em Extensão, v.2, p.70, 2005.

SHEPHARD. R.J. Envelhecimento, atividade física e saúde. São Paulo: Phorte, 2003.

VERAS, R. A era dos idosos: os novos desafios. Anais da I Oficina de Trabalho sobre desigualdades sociais e de gênero em saúde do idoso. Ouro Preto-MG. p.89-96, 2002

YASSINE, I. M. C.. A auto percepção do envelhecimento e os traços de personalidade em idosos. [dissertação]. Universidade de Lisboa, 2011.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos