Por uma nova Visão Sistêmica do Planejamento
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.556Palavras-chave:
Planejamento. Política. Práticas. Visão sistêmica. Paradigmas.Resumo
O presente artigo discute o planejamento pedagógico, atrelado à política educacional e às teorias da educação. O intuito deste trabalho é evidenciar, através da didática crítica, a relação entre planejamento pedagógico e política educacional, ilustrando essa aproximação com exemplos de visões, ideias e paradigmas recorrentes na história da educação escolar pública no Brasil. Dentro dessa proposta, defende-se a hipótese de que o construto sistêmico “políticas-planejamento-práticas de ensino” é necessário na educação formal. Sob o método da pesquisa bibliográfica e abordagem dialética, com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, os argumentos foram construídos no sentido de ressignificar a visão de planejamento no universo da educação pública. Gasparin (2002), Saviani (2007) e Morin (2003) formam as principais referências de embasamento teórico e contribuem para o resultado da pesquisa: a visão sistêmica de construto “políticas-planejamento-práticas” ainda não alcançou definitivamente a cultura escolar brasileira, mormente a escola pública. Logo, conhecimento do todo sistêmico, consciência política e participação cidadã em diversas frentes de reinvindicação são pilares intrinsecamente ligados nessa discussão, sem hierarquia entre eles. Esse é o caminho para mudar, a partir da visão apresentada, paradigmas educacionais.
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Referências
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
GHIRALDELLI JR., PAULO. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1990.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 473p.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
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