Business Intelligence Utilizando-se da Ferramenta QLIKVIEW: Um Estudo com Usuários da Prefeitura do Recife

Autores

  • Artur Leonardo Gueiros Barbosa Prefeitura da Cidade do Recife
  • Elyrouse Cavancante de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Juliene Gama Tenório Prefeitura da Cidade do Recife
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.553

Palavras-chave:

Palavras-chave, Administração Pública Gerencial. Business Intelligence. Gestão por Resultados.

Resumo

Esta trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos usuários sobre a ferramenta de Business Intelligence (BI) implantada na Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) na área orçamentário-financeira, sob a premissa da contribuição desse instrumento com a Administração Pública Gerencial, mais especificamente a Gestão por Resultados. A pesquisa foi conduzida de acordo com a metodologia proposta por Beuren (2008) quanto aos objetivos foi descritiva, quanto ao procedimento foi do tipo levantamento e bibliográfica-documental e quanto à abordagem foi quantitativa. Os resultados da pesquisa foram analisados e apontaram para um alto grau de satisfação no uso da ferramenta, com uma série de benefícios práticos no cotidiano organizacional, uma percepção positiva sobre a condução do projeto e demandas e expectativas que indicam o desejo de aprofundamento no conhecimento e utilização do instrumento e a expansão da ferramenta para outras áreas da Prefeitura da Cidade do Recife.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Leonardo Gueiros Barbosa, Prefeitura da Cidade do Recife

Pós Graduado em "Gestão Pública e Controle" pela ECPBG - Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães

 

Elyrouse Cavancante de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Curso de Ciências Contábeis - FEAC/UFAL

Mestra em Ciências Contábeis - UNB

Juliene Gama Tenório, Prefeitura da Cidade do Recife

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciências Contábeis Atuariais da UFPE

Doutora em Administração -  PROPAD/UFPE

Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE

Doutorando em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Referências

BARBIERI, Carlos. BI – Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

PALUDO, A. Vicente; PROCOPIUK, Mario. Planejamento Governamental: referencial teórico, conceitual e prático. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 226.

PETRINI, M.; POZZEBON, M.; FREITAS, M. T. Qual é o Papel da Inteligência de Negócios (BI) nos Países em Desenvolvimento? Um Panorama das Empresas Brasileiras. In: Anais do 28º Encontro da ENANPAD, Curitiba - PN, setembro de 2004. Disponível em < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2004/ADI/2004_ADI1720.pdf >. Acesso em 04 de Abr/2016.

QLIKVIEW. Disponível em: < http://www.qlik.com/>. Acesso em: 04 Abr/2016.

REGINATO, Luciane; NASCIMENTO, A. Moreira. Um Estudo De Caso Envolvendo Business Intelligence Como Instrumento De Apoio À Controladoria. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, Edição 30 anos de Doutorado. p. 69-83, junho, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34225>. Acesso em: 14 Abr/2016

RUA, Maria das Graças. Desafios da administração pública brasileira: governança, autonomia, neutralidade. Revista do Serviço Público. Brasília. a. 48, n. 3, p. 133-150, set/dez. 1997. Disponível em: . Acesso em: 14 Abr/2016

SALGADO, V. A. B.; Desafios da inovação e melhoria da gestão pública na administração pública brasileira. In: _____; ANTERO, Samuel A. (Orgs.). Democracia, Direitos e Gestão Pública: textos para discussão. 1. ed. Brasília: Editora IABS, 2012. p. 224.

SOEIRO, Tiago de Moura; ARAÚJO, João Gabriel Nascimento de;

SANTOS, Aldemar de Araújo. Análise de Ferramentas de BI – Business Intellingence: Um Estudo Comparativo entre os Programas Qlikview e Microstrategy. p. 1715/1726. 10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI, June, 12 to 14, 2013 - São Paulo. Disponível em < http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/10contecsi/paper/viewFile/280/96>. Acesso em 04 de Abr/2016.

VANZELLA, Alessandro O. P. Proposta de Implantação do Conceito do Corporate Performance Management em Empresas Industriais Através de um Software de Business Intelligence. Universidade de Caxias do Sul. Artigo apresentado à Especialização em Controladoria. Caxias do Sul, Novembro de 2007. Disponível em http://vanzellacontabilidade.com.br/downloads/Alessandro%20O.%20P.%20Vanzella%20Artigo%20UCS%20Mencao%20Honrosa.pdf. Acesso em 04 de Abr/2016.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos