Síndrome Alcoólica Fetal: Uma abordagem reflexiva da Psicopedagogia no contexto da Educação Básica

Henrique Miguel de Lima Silva, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Maria Carmem Batista de Alencar, Edgley Gonçalves Alves Segundo, Edvânia Maria Leite Silva

Resumo


O presente trabalho propõe-se a partir da abordagem sociointeracionista de autores  como Piaget (1979), Vygotsky (1989),  dentre outros, que partilham da análise do indivíduo na perspectiva dialógica, inserir dentro da educação básica a temática da síndrome alcoólica fetal com base em práticas reflexivas, no intuito de promover um desenvolvimento crítico do educandos acerca das relações entre álcool e desenvolvimento cognitivo humano. Trata-se de um relato de experiência de atividade formativa realizada com docentes do ensino fundamental, com abordagem da temática, de modo a provocar a reflexão para prática. Dessa maneira, buscar compreender os modos de interação na sociedade contemporânea propicia a construção de métodos e pesquisas que possam explorar o comportamento humano e, por conseguinte, desenvolver as relações sociais como um todo, tomando por base a observação de ação realizada.


Palavras-chave


síndrome alcoólica fetal; psicopedagogia; sociedade.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.548

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