Síndrome Alcoólica Fetal: Uma abordagem reflexiva da Psicopedagogia no contexto da Educação Básica

Autores

  • Henrique Miguel de Lima Silva
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Edgley Gonçalves Alves Segundo
  • Edvânia Maria Leite Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.548

Palavras-chave:

síndrome alcoólica fetal, psicopedagogia, sociedade.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a partir da abordagem sociointeracionista de autores  como Piaget (1979), Vygotsky (1989),  dentre outros, que partilham da análise do indivíduo na perspectiva dialógica, inserir dentro da educação básica a temática da síndrome alcoólica fetal com base em práticas reflexivas, no intuito de promover um desenvolvimento crítico do educandos acerca das relações entre álcool e desenvolvimento cognitivo humano. Trata-se de um relato de experiência de atividade formativa realizada com docentes do ensino fundamental, com abordagem da temática, de modo a provocar a reflexão para prática. Dessa maneira, buscar compreender os modos de interação na sociedade contemporânea propicia a construção de métodos e pesquisas que possam explorar o comportamento humano e, por conseguinte, desenvolver as relações sociais como um todo, tomando por base a observação de ação realizada.

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Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos