Percepções de adolescentes em período de internação

Autores

  • Rosana Alves de Melo Universidade de Pernambuco
  • Nadja Maria dos Santos UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Wanderlúcia Flávia Marques UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.546

Palavras-chave:

Adolescentes, Percepções, Período de internação, Violência, Ressocialização.

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções de vida de adolescentes em período de reclusão internos em uma Fundação de Atendimento Socioeducativo. Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizada com dez adolescentes em período de reclusão na Fundação de Atendimento Socioeducativo, sendo a coleta de dados realizada no período de fevereiro de 2015, através de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temática. Resultados: Diversas consequências foram relatadas após o período de reclusão, sendo a principal delas o reconhecimento da importância da família na vida dos adolescentes Conclusão: A mudança de comportamento para com os familiares e a possibilidade de ressocialização são situações possíveis e desejadas por muitos adolescentes que se encontram reclusos, sendo importante repensar uma forma de favorecer o contexto vivenciado por eles durante esse período de internação, com a prática de medidas socioeducativas integralizadas e efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Maria dos Santos, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE SAÚDE. COLEGIADO DE ENFERMAGEM

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE SAÚDE. COLEGIADO DE ENFERMAGEM

Wanderlúcia Flávia Marques, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE SAÚDE. COLEGIADO DE ENFERMAGEM

Referências

AMARAL, A. C., ET AL. O adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade no centro de referência especializado de assistência social. ETIC 2014 – Encontro de Iniciação Científica ISSN 21-76-8498.

ANDRADE, S. ET AL. Relação entre violência física, consumo de álcool e outras drogas e bullying entre adolescentes escolares brasileiros; Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(9): 17-25-1736, set, 2012.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Cortez, 1990. 181p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de saúde do adolescente e do jovem. Marco legal: saúde, um direito do adolescente. Brasília: MS, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Linha de cuidado para a atenção integral a saúde da criança, adolescentes e suas famílias em situação de violência: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: MS, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução 466/12. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, DF: MS, 2012

COSTA, A.P.M. Adolescência brasileira e o contexto de vulnerabilidade à violação de direitos fundamentais. Rev. Brasileira de Direito, IMED, Vol. 8, n 2, jul-dez 2012.

ESTEVAMO, I., COUTINHO, M., ARAÚJO, L. Os desafios da prática socioeducativa de privação de liberdade em adolescentes em conflito com a lei: Ressocialização ou exclusão social? PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 40, n. 1, PP; 64-72, jan./mar. 2009.

FUNASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo: Finalidade, visão e valores e estatística. Disponível em: <http://www.funase.pe.gov.br/missao_visao_valores.php> Acesso em: 01 jun. 2015

GEIGER, P. Aulete Digital. 2015. Disponível em: < http://www.aulete.com.br/dessocializa%C3%A7%C3%A3o > Acesso em: 09 jun. 2015.

NARDI, F., ANGLIO, D. Adolescentes em Conflito com a Lei: Percepções sobre a Família; Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Abr-Jun 2012, Vol. 28 n.2, pp. 181-191.

NESELLO, F., et al. Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos; Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 14 (2): 119-136 abr. / jun., 2014.

SILVA, R., et al. Prevalência e fatores associados a porte de arma e envolvimento em agressão física entre adolescentes de 15 a 18 anos: estudo de base populacional; Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(12):2737-2745, dez, 2009.

SILVA, J. G. Homicídios de jovens no Brasil: o desafio de compreender a consequência fatal da violência. Rio de Janeiro, 2014. Tese apresentada com vistas à obtenção do título de Doutor em Ciências na área de Saúde Pública, Universidade Estadual do Rio de Janeiro/RJ.

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos