Avaliação da Qualidade de Vida e da prevalência de risco de sobrepeso e obesida de em moradores da zona urbana de Milagres - CE

Autores

  • João Paulo da Silva Maciel Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO
  • Thiago Cabral de Souza Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO
  • João Marcos Ferreira de Lima e Silva Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO
  • Plínio Pinto Malveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raissa Araújo Rolim

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.544

Palavras-chave:

Qualidade de vida, sobrepeso e obesidade

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a qualidade de vida, prevalência de sobrepeso e obesidade em moradores da zona Urbana. A população foi composta por moradores da zona urbana de milagres – CE de ambos os sexos.  A amostra para este estudo foi de 100 habitantes, sendo 47 do sexo masculino e 53 do sexo feminino, com idades entre 14 e 70 anos residentes na zona Urbana do Município de Milagres, Estado do Ceara. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi o Pentáculo do Bem-estar, que abrange os componentes relacionados à nutrição, atividade física, comportamento preventivo (CP), relacionamentos e controle do estresse (CE). Para análise do estado nutricional foi utilizado o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura-Quadril (RCQ). Utilizou-se de estatística descritiva, por meio do software SPSS versão 15.0. Os resultados mostram que, 14,9% dos homens e 17,0% das mulheres apresentam risco baixo e 36,2% dos homens e 24,5% das mulheres apresentam risco moderado, 29,8% dos homens e 35,8% das mulheres, apresentam risco alto; e 19,1% dos homens e 22,6% das mulheres, risco muito alto. Conclui-se que há predominância de escores negativos na análise da Qualidade de Vida, tais fatores podem ter influenciado na prevalência de Sobrepeso e Obesidade. Sugere-se maior controle nutricional e pratica de exercícios físicos, melhorias nos hábitos alimentares, visando prevenir os níveis elevados de gordura corporal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Cabral de Souza, Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO

 

 

Plínio Pinto Malveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Raissa Araújo Rolim5

Referências

AMORIM, P.R.S; SILVA, S.C; DANTAS E.H. M; FERNANDES, F.J. Sensibilidade e especificidade do índice de massa corpórea na determinação da obesidade. Um estudo em brasileiros de ambos os sexos. Journal Fitness e Performance, p. 71-75, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.

CAPONI, S. A proposito Del concepto de salud. Florianópolis: Mimeogr. UFSC, 1997.

COSTA, R.F. Composição corporal teoria e prática da avaliação. São Paulo: Manole; 2001.

DEJOURS, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v.14, n.54, p.7-11, abr./ jun.1986.

LIMA, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, 2003.

MARTINS, J.S. O futuro da sociologia rural e sua contribuição para a qualidade de vida rural. Revista Ciência e Cultura, p. 31-36, 2001.

NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3. Ed. Londrina: Midiograf; 2003.

ORGANIZAÇÃO, Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: Estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, DF: Formatos Design; 2003.

SANTOS, H.H. Manual prático para elaboração de projetos, monografias, dissertações e teses na área de Saúde. João Pessoa: Universitária; 2004.

SANTOS, J.F.S.Estilo de vida e percepção de qualidade de vida de acadêmicos de ciências tecnológicas: um estudo de caso. In: Anais do II congresso cientifico latino-americano da FIEP. Foz do Iguaçu: FIEP, 2004.

VON AH, D.; EBERT, S.; NGAMVITROJ, A.; PARK, N.; KANG, D.H. Predictors of health behaviours in college students. Journal Adventure Nurse,p. 463-74, 2004.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Edição

Seção

Artigos