Avaliação da Qualidade de Vida e da prevalência de risco de sobrepeso e obesida de em moradores da zona urbana de Milagres - CE

Autores

  • João Paulo da Silva Maciel Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO
  • Thiago Cabral de Souza Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO
  • João Marcos Ferreira de Lima e Silva Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO
  • Plínio Pinto Malveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raissa Araújo Rolim

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.544

Palavras-chave:

Qualidade de vida, sobrepeso e obesidade

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a qualidade de vida, prevalência de sobrepeso e obesidade em moradores da zona Urbana. A população foi composta por moradores da zona urbana de milagres – CE de ambos os sexos.  A amostra para este estudo foi de 100 habitantes, sendo 47 do sexo masculino e 53 do sexo feminino, com idades entre 14 e 70 anos residentes na zona Urbana do Município de Milagres, Estado do Ceara. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi o Pentáculo do Bem-estar, que abrange os componentes relacionados à nutrição, atividade física, comportamento preventivo (CP), relacionamentos e controle do estresse (CE). Para análise do estado nutricional foi utilizado o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura-Quadril (RCQ). Utilizou-se de estatística descritiva, por meio do software SPSS versão 15.0. Os resultados mostram que, 14,9% dos homens e 17,0% das mulheres apresentam risco baixo e 36,2% dos homens e 24,5% das mulheres apresentam risco moderado, 29,8% dos homens e 35,8% das mulheres, apresentam risco alto; e 19,1% dos homens e 22,6% das mulheres, risco muito alto. Conclui-se que há predominância de escores negativos na análise da Qualidade de Vida, tais fatores podem ter influenciado na prevalência de Sobrepeso e Obesidade. Sugere-se maior controle nutricional e pratica de exercícios físicos, melhorias nos hábitos alimentares, visando prevenir os níveis elevados de gordura corporal.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Thiago Cabral de Souza, Centro Universitário Doutor Leão sampaio - UNILEÃO

 

 

Plínio Pinto Malveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Raissa Araújo Rolim5

Referências

AMORIM, P.R.S; SILVA, S.C; DANTAS E.H. M; FERNANDES, F.J. Sensibilidade e especificidade do índice de massa corpórea na determinação da obesidade. Um estudo em brasileiros de ambos os sexos. Journal Fitness e Performance, p. 71-75, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2002.

CAPONI, S. A proposito Del concepto de salud. Florianópolis: Mimeogr. UFSC, 1997.

COSTA, R.F. Composição corporal teoria e prática da avaliação. São Paulo: Manole; 2001.

DEJOURS, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v.14, n.54, p.7-11, abr./ jun.1986.

LIMA, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, 2003.

MARTINS, J.S. O futuro da sociologia rural e sua contribuição para a qualidade de vida rural. Revista Ciência e Cultura, p. 31-36, 2001.

NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3. Ed. Londrina: Midiograf; 2003.

ORGANIZAÇÃO, Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: Estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, DF: Formatos Design; 2003.

SANTOS, H.H. Manual prático para elaboração de projetos, monografias, dissertações e teses na área de Saúde. João Pessoa: Universitária; 2004.

SANTOS, J.F.S.Estilo de vida e percepção de qualidade de vida de acadêmicos de ciências tecnológicas: um estudo de caso. In: Anais do II congresso cientifico latino-americano da FIEP. Foz do Iguaçu: FIEP, 2004.

VON AH, D.; EBERT, S.; NGAMVITROJ, A.; PARK, N.; KANG, D.H. Predictors of health behaviours in college students. Journal Adventure Nurse,p. 463-74, 2004.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Edição

Seção

Artigos