Avaliação Docente em Questão: tendências e estratégias

Autores

  • Ana Cristina Oliveira Leite Gonçalves Anne Sullyvan University
  • Raimunda Tania Pinheiro de Oliveira Anne Sullyvan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.543

Palavras-chave:

Professor. Avaliação docente. Política educacional

Resumo

Esse artigo tem por objetivo conhecer a política de avaliação docente, as leis que a regulamentam, os critérios utilizados para sua implantação e as implicações sobre os docentes e a carreira em si. Por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, fundamentado em autores como: Mosé (2015), Gatti (2013), Bauer (2013), Danielson (2011) entre outros. O texto apresenta uma análise do que é avaliar, contextualizando com a avaliação docente, dentro dos propósitos somativos e formativos utilizados no processo avaliativo, na sequência, discute as propostas para a avaliação docente no Brasil, analisando documentos nacionais para identificar as estratégias e objetivos propostos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Oliveira Leite Gonçalves, Anne Sullyvan University

 

Referências

BAUER, Adriana. Avaliação de desempenho de professores: pressupostos e abordagens. In: O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Org: GATTI, Bernadete A. Campinas, São Paulo: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p: 5-70.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Raquel F. A. Teixeira. Projeto de Lei nº 1.172/2003. Dispõe sobre as diretrizes da política nacional de formação, certificação e valorização do magistério público.2003. Disponível em: http://www.camara.gov.br>. Acesso em: 11 de maio de 2016.

________. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Raquel F. A. Teixeira. Projeto de Lei nº 1.088/2007. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para instituir o exame nacional de certificação como pré-requisito para o exercício do magistério na educação básica e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=351844. Acesso em: 12 de maio de 2016.

________. Senado Federal. Wilson Matos. Projeto de Lei do Senado nº 403, de 10 de julho de 2007. Institui o Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (ENAMEB). 2007a. Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=66073&tp=1 Acesso em: 12 de maio de 2016.

________. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Normativa nº 14, de 21 de maio de 2010. Institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Disponível em:http://sites.unasp.edu.br/portal/ secretariageral/ Documentos/BDE/2010-1/1220.pdf. Acesso em: 13 de maio de 2016.

BUARQUE, Cristovam. A escola e os desafios da inovação. Brasília. In: A escola e os desafios Contemporâneos / organização e apresentação. MOSÉ, Viviane. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. p: 161-180. Entrevista a Viviane Mosé.

DANIELSON, Charlote. Competencias docentes: desarrollo, apoyo y evaluación .Preal. Serie Documentos, Santiago, n. 51. Enero, 2011. Disponível em: ˂http://preal.org/Archivos/Preal%20Publicaciones/PREAL%20Documentos/PREALDOC51.pdf>. Acesso em: 03 de abr 2016.

GATTI, Bernadete A. Valorização da docência e avaliação do trabalho docente: o papel da avaliação participativa em um contexto institucional. In: O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Org: GATTI, Bernadete A. Campinas, São Paulo: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p: 153-176.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos / organização e apresentação. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

NOVAES, Glaucia Torres Franco. Padrões de desempenho na avaliação docente e profissionalidade docente. In: O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Org: GATTI, Bernadete A. Campinas, São Paulo: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p: 109-152

SHIROMA, Eneida Oto e SCHNEIDER, Mara Cristina. Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n.1, p. 31-44, jan-jun. 2011. Disponível em: ˂http://www.periodicos.uepg.br> Acesso em: 17 de mar 2016.

SILVA, Vandré Gomes da; MORICONI, Gabriela Miranda e GIMENES, Nelson Antonio Simão. Uso de resultados dos alunos em testes padronizados na avaliação docente: esclarecendo o debate. In: O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Org: GATTI, Bernadete A. Campinas, São Paulo: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p:71-108.

TORRECILLA, F. Javier Murillo. Evaluación del desempeño y carrera profesional docente: un estudio comparado entre 50 países de América y Europa. Santiago, OREALC/UNESCO, 2007.Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001529/152934s.pdf. Acesso em :21 de abr 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-09

Edição

Seção

Artigos