Crianças Autistas e o Processo de Ensino e Aprendizagem: desafio para Pais e Professores

Autores

  • Cicera Reuva da Silva Carvalho Anne Sullyvan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.542

Palavras-chave:

Criança autista. Processo ensino – aprendizagem. Métodos

Resumo

Quando se fala sobre autismo, percebe-se que são muitas as dúvidas e indagações a serem respondidas sobre o  referido tema. Neste contexto fica difícil identificar as características de uma criança com autismo. No âmbito escolar há um grande desafio para se lidar com esse transtorno, tornando assim mais difícil a identificação e o acompanhamento junto a clientela. O papel do psicopedagogo nesse processo de acompanhamento e adaptação da criança autista é primordial e de grande importância para a família, pois proporciona uma melhor comunicação entre pais e filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA. O objetivo do presente estudo foi identificar as dificuldades encontradas tanto pela família como pelos professores que trabalham com as crianças autistas. A metodologia usada foi a qualitativa, através de uma visita a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi utilizado um questionário com a psicopedagoga e com a profissional que faz o atendimento as crianças com autismo.

 

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Biografia do Autor

Cicera Reuva da Silva Carvalho, Anne Sullyvan University


 

Referências

ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak ed, 2012.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa et al. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SISTO, Fermino Fernandes et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ , Vozes, 2013.

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Publicado

2016-10-09

Edição

Seção

Artigos