Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.531Palavras-chave:
Dislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. EscritaResumo
O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação.
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