Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia

Autores

  • Eliabe Bezerra de Oliveira Silva
  • Gislene Farias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.531

Palavras-chave:

Dislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. Escrita

Resumo

O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e  implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação.

 

Palavras-chave: 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AJURIAGUERRA, J. (Org.). A dislexia em questão: dificuldades e fracassos na aprendizagem da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BACELAR, Tânia. “As políticas públicas no Brasil: heranças, tendências e desafios”. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves dos [et. al.]. Políticas Públicas e Gestão Local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.

BOREL-MAISONNY, S. “Resposta de S. Borel-Maisonny”. In AJURIAGUERRA, J. (Org.). A dislexia em questão: dificuldades e fracassos na aprendizagem da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BOSSA, Nadia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

BOUTON, C.P. O desenvolvimento da linguagem. Lisboa, Portugal: Moraes Editora, 1974.

CARRAHER, Terezinha Nunes. O método clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 1994.

CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen R. “Cartografando a transnacionalização do campo educativo”. In SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HORTA, Rosilene. “A Didática crítica frente ao toyotismo e às tecnologias informacionais”. In TEIXEIRA, Adla Betsaida Martins (org.). Temas atuais em Didática. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA, Sílvia Suely Sillos de. A importância do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem. .Net. Disponível em: <http://www.psiopedagogia.com.br.htm>.Acesso em novembro de 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v.22, n.2, p. 72-89, jul. / dez. 1996.

VIGOTSKY, L. Pensamiento y lenguaje. Buenos Aires, La Pléyade, 1973.

ZUNINO, Delia Lerner de; PIZANI, Alicia Palacios de. A Aprendizagem da Língua Escrita na Escola: reflexões sobre a proposta pedagógica construtivista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Downloads

Publicado

2016-10-09

Edição

Seção

Artigos