Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura

Autores

  • Maria José da Silva Bezerra Anne Sullyvan University
  • Francisco Roberto Brito Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.520

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber.

 

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Referências

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Publicado

2016-11-02

Edição

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