Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.518Palavras-chave:
Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e AdultosResumo
Este trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas.
Downloads
Referências
BRASIL, CEAA. O Analfabeto em face do direito. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, Departamento Nacional de Educação, 1948ª.
BOULOS JÚNIOR, A. HISTÓRIA: Sociedade & Cidadania. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2006. Coleção História : Sociedade e Cidadania.
CARVALHO, M. Primeiras Letras: Alfabetização de Jovens e adultos em espaços populares. Ed. EDITOR ÁTICA, 1ª Edição. São Paulo. 2010.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 12ª ed. Editora PAZ e TERRA. ANO, 1979.
_____.Pedagogia do Oprimido. 10. Ed. Rio de Janeiro: PAZ E TERRA, 1981.
GALVÃO, A. M. de O; SOARES, L. J. G.; História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, E.D,; LEAL, T.F.A Alfabetização de Jovens e Adultos: em um perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M.C. “Escolarização de jovens e adultos”. Revista Brasileira de Educação. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Rio de Janeiro, n. 14, maio/ago.2000, p. 108-194.
SOEK, A. M. HARACEMIV, S.M.C. STOLTZ, T. Mediação Pedagógica na Alfabetização de Jovens e Adultos. Ed. Positivo, 1ª edição, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.