Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços

Autores

  • Edjonas Silvana Lopes Anne Sullyvan University
  • Francimária Sousa Santos Silvana Anne Sullyvan University
  • Eronilda Gomes Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.518

Palavras-chave:

Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas.

 

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Referências

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Publicado

2016-11-22

Edição

Seção

Artigos