Educação Ambiental e os Gêneros Textuais

Autores

  • Maria do Carmo Leite de Oliveira Anne Sullivan University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.516

Palavras-chave:

Educação ambiental, meio ambiente, tipologia textual, gêneros textuais, interdisciplinaridade.

Resumo

Neste artigo será apresentado a articulação da disciplina  transversal, Meio Ambiente sob a ótica do estudo dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa, a pesquisa em questão envolveu uma sala de aula de 7º ano, fundamental II , de uma escola pública municipal da cidade de Juazeiro do Norte Ceará. Esse estudo propôs um breve referencial teórico sobre a tipologia textual, gêneros textuais,  meio ambiente e a educação ambiental. Através dessa pesquisa percebeu-se que os temas transversais raramente é discutido e abordado no interior dos ambientes escolares, o que de certa forma, nota-se que a maioria dos docentes ainda se restringem apenas a área  específica na qual lecionam, não dando ênfase a integração entre as outras disciplinas, ou seja não articulam ou propõem a interdisciplinaridade entre as outras áreas do saber. Foi relevante também através desse trabalho que os discentes participaram com afinco, de maneira satisfatória, no decorrer de todo o estudo, o que se constatou que a interdisciplinaridade é um “pilar” a ser construído e ampliado nas salas de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente: Saúde/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. 3ª Ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

KLEIMAN, Angêla B. e MORÃES, Silva. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: As concepções de conhecimento e a inteligência e a prática docente/Nilson J. Machado. 7ª Ed. São Paulo, Cortez, 2011.

MARCUSCHI, Luís Antônio. Gêneros textuais: Definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. ; MACHADO, A. R. ; BEZERRA, M.A. (orgs.) Gêneros textuais e ensino. 4ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Lucerna, 2002.

MARCHUSCHI, Luís Antônio. Produção de textos, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATTA, Sozângela Shemim da. Português: Linguagem e interação. Curitiba: Bolsa nacional do livro Ltda. 2009

PORTO, Marcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Artigos