Suicídio: uma análise da última comunicação

Autores

  • Gemailson Nogueira de Araújo Anne Sullyvan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.506

Palavras-chave:

Suicídio. Comunicação. Psicologia

Resumo

Este artigo, discute o suicídio como a ultima escolha do ser humano e, como uma última comunicação,  trata de uma análise deste fenômeno no contexto da filosofia e da psicologia na visão de Freud. Mas busca-se, sobretudo, entender os motivos que levam a um individuo a suicidar-se relacionando o suicídio ao processo psicossocial. Assim, diante da hipótese podemos perceber que é um problema atual e pouco estudado na região do Cariri. Trata-se de um estudo bibliográfico como método de interpretação do fenômeno. O objetivo é conhecer a mensagem, na qual o corpo deixa de ser fundamental ao indivíduo. Tanto essa discussão quanto o processo psicossocial humano serão abordados também principalmente, através da visão psicanalítica de Cassorla, 2003.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gemailson Nogueira de Araújo, Anne Sullyvan University

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo: ensaio sobre o absurdo. Tradução por Urbano Tavares Rodrigues e Ana de Freitas. [Lisboa]: Edição Livros do Brasil, 1942. 244 p. Título original: Le Mythe de Sisyphe.

CASSORLA, R. Jovens que tentam o suicídio. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1981.

_________. O que é o suicídio. São Paulo: Brasiliense. 1984.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP. O Suicídio e os Desafios para a Psicologia / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.

FARIA, F. M. A questão do suicídio na clínica. Uma leitura Winnicottiana. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1997.

FREUD, S. Sobre la psicogénesis de un caso de homosexualidad femenina. In S. _________. Obras completas(Vol. 18). Buenos Aires: Amorrortu, 1975. (Trabalho original publicado em 1920)

PUENTE, Fernando Rey (Org.) Os filósofos e o suicídio. Belo Horizonte: UFMG, 2008

Downloads

Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Artigos