A Transparência na Gestão Pública: Ferramenta indispensável para participação social

Lêda Maria de Souza Santos, Cláudia Maria Lourenço da Silva

Resumo


Entender como ocorre o processo de transparência na gestão dos municípios, e os desafios e perspectivas que os gestores municipais têm frente a uma realidade social bem como a importância da mesma para as politicas públicas são os principais objetivos deste trabalho. A gestão de territórios é um desafio muito grande frente às demandas impostas pela sociedade na prestação de serviços essenciais necessários aos cidadãos, onde os recursos devem ser gastos de forma transparente e eficiente seguindo a legalidade e os demais princípios constitucionais previstos na Constituição Federal de 1988. Neste estudo abordaremos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que por meio do método dedutivo será feita uma analise e um estudo detalhado sobre algumas concepções e desafios e conceitos sobre a transparência na gestão pública. A partir das concepções de alguns autores foi possível embasar a parte teórica deste artigo.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA. Maria Hermínia Tavares de Federalismo e Politicas Sociais. São Paulo: ANPOCS, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico.

BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal: Lei Complementar n.º 101. Brasília, DF: Senado Federal. 2000

CAMPOS, Anna Maria. Accountability: Quando poderemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, fev./abr.1990.

DAGNINO. RENATO. et al. Gestão Estratégica da Inovação: Metodologias para analise e implementação. Taubaté: Editora Cabral Universitária 2002.

FERREIRA. AURÉLIO. Dicionário Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GRANJA. SANDRA INÊS BARAGLIO. Elaboração e Avaliação de Projetos.Departamentode Ciências da Administração. Florianópolis. 2010

FORTUNATI. JOSÉ. Gestão da Educação Pública: Caminhos e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FORTUNATI. JOSÉ. Gestão da Educação Pública: Caminhos e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2007.

O’DONNEL. GUILHERMO. Sobre o corporativismo e a questão do Estado Cadernos do Departamento de Ciências Politicas, Belo Horizonte, UFMG. 1976.

TRIVINÕS. AUGUSTO NIBALDO SILVA. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.505

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: