Reflexões sobre os Saberes da Ação para a Formação Docente

José de Caldas Simões Neto, Lireira Maria Albuquerque Bezerra

Resumo


Os problemas sociais atuais e o descaso do poder público com grande parte da sociedade nos levam a pensar na escola e na educação como um lugar de resistência, onde o conhecimento e saber estão veiculados nas capacidades dos estudantes para contestar toda e qualquer forma de exclusão. O docente precisa saber relacionar a base teórica ao seu dia a dia para ensinar bem e alcançar bons resultados. A partir dessa afirmativa o presente texto tem como foco principal refletir sobre os saberes da ação necessários para uma prática efetiva no ambiente educacional. Essa teórica pedagógica dos saberes da ação pedagógica tem como relação de complementação estabelecida entre os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica e os saberes experienciais. Ninguém nasce um cidadão, a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. Esse trabalho educacional deve ser norteado nos saberes e conteúdos atitudinais, com ações no cotidiano, no fazer no processo de aprendizagem. As escolas e universidades têm que inserir atividades pedagógicas que levem a reflexão, ao entendimento crítico dos eventos da sociedade onde estão inseridas, deve estar preocupado com a vida de todos, com o meio ambiente e com as questões sociais.

 

 

 


Palavras-chave


Educação. Formação. Docentes

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, J M. L. de. A Educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra,1996.

XAVIER, M. E.; et al. História da educação: A escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

GENTILI, P. (org). Pedagogia da exclusão. Crítica ao neoliberalismo em educação. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

CHARTIER, A-M. Alfabetização. Ensinar a ler e escrever, entre teoria e prática. In: Conferência Proferida na Fundação Victor Civita (FVC), São Paulo. 2010.

CARDOSO, A. A. et al. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Caxias do Sul, 2012.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.503

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: