Discussões sobre a Teoria vygotskyana para o Ensino Médio

Autores

  • Maria Deuzani da Silva Universidade Federal do Ceará - UFCA/CE
  • Eliete Lira Nobre Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.498

Palavras-chave:

Zonas de desenvolvimento, Potencial do aluno, Didática

Resumo

Resumo: A adolescência é uma fase que predomina o desenvolvimento de inúmeras habilidades cognitivas, sociais e afetivas. Pensar no ensino para essa categoria é ir além dos processos didáticos característicos das fases anteriores. Uma teoria psicológica que atende a essas necessidades é a sócio-construtivista de Vygotsky a partir das relações entre linguagem, cultura e níveis ou zonas de desenvolvimento. A necessidade docente de compreender a contribuição dessa teoria para o processo educativo no ensino médio explica esse estudo. Nesse sentido, objetivou-se discutir a docência no ensino médio considerando a teoria vygotskyana. Como objetivos específicos foram ressaltados: relacionar a teoria vygotskyana com a educação no ensino médio e refletir sobre a docência/mediação nessa etapa da Educação Básica. Pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, cujo método de análise dos dados foi o indutivo. Os resultados demonstraram que cada etapa da Educação Básica possui particularidades, principalmente considerando as faixas etárias dos alunos, que é uma característica que justifica sua existência. Portanto, cabe aos professores compreenderem isso para que suas atuações sejam as mais eficientes possíveis. O docente tem a capacidade, não só de ensinar, mas de fazer com que o potencial de desenvolvimento dos seus alunos seja explorado da melhor maneira possível. Com isso, ele carrega a responsabilidade pela eficiência na aplicação da teoria vygotskyana e da didática. Além da responsabilidade em garantir uma educação de qualidade.

 

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Biografia do Autor

Maria Deuzani da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFCA/CE

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

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Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos