Inclusão: Percepção dos professores

Autores

  • Eliete Lira Nobre Ferreira
  • Emidia Inacio Timoteo
  • Martha Maria Macêdo Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.497

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Atitudes. Professores

Resumo

Este estudo pretende analisar questões sobre a educação inclusiva.  Discute principalmente aspectos históricos do movimento de inclusão e suas repercussões na sociedade atual. No que se refere a percepção dos professores na literatura, observou-se que uma maioria professores ainda julga os alunos sem deficiência  como superiores àqueles que possuem alguma deficiência, considerem que a educação inclusiva precisa favorecer a socialização, base para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos com deficiência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. Teoría de la seudocultura In T. W. Adorno, Filosofía y superstición (pp. 141-174). Madrid: Alianza Editorial, 1972. (Trabalho original publicado em 1959)

ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In T. W. Adorno, Educação e emancipação (pp. 119-138). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. (Trabalho original publicado em 1967)

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. In T. W. Adorno, Educação e emancipação (pp. 119-138). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. (Trabalho original publicado em 1969)

ADORNO, T. W. Educação para quê? In T. W. Adorno, Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. (Trabalho original publicado em 1967)

ADORNO, T. W. Progresso. In T. W. Adorno, Palavras e sinais (pp. 37-61). Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.(Trabalho original publicado em 1964)

APPLe, M. W. Podem as pedagogias críticas sustar as políticas de direita? Cadernos de Pesquisa (116), 2002, p. 107-142.

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola. Porto Alegre: Mediação, 2005.

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. In Charles Baudelaire: umlírico no auge do capitalismo (J. Martins Barbosa e H. Alves Baptista, trads.). São Paulo: Brasiliense, 1989. (Trabalho original publicado em 1938)

BOOTh, T., e AINSCOW, M. Index para a inclusão (Reino Unido: CSIE, 2002. Versão produzida e traduzida pelo LAPEADE -Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

COOK, B. G., TANKERSLEY, M., COOK, L., e LANDRUN, T. J. Teacher´s attitudes toward their included students with disabilities. Exceptional Children, 67(1), 2000, p. 115-135.

HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W. Preconceito. In Temas básicos de sociologia (pp.172-183). São Paulo: Cultrix, 1978.

HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. (Trabalho original publicado em 1947)

JANNUZZI, G. M. Educação do deficiente no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2004.

KLINGNER, J. K., e VAUGHN, S. Student´s perceptions of instruction in inclusion classrooms: Implications for students with learning disabilities. Exceptional Children, 66(1), 1999, p. 23-37.

LEÓN, M. J. La perspectiva del profesor tutor sobre los problemas de la integración de los niños con necesidades educativas especiales. Revista de Educación Especial, (18), 1994, p.77-83.

LESSA, C. et al. Pobreza e política social: a exclusão nos anos 90. Praga: Estudos Marxistas, ano1(3), 1997, p. 63-87.

MARTINS, J. S. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MARX, K. O capital: crítica da economia política (Livro I, Vol. 1). São Paulo: Difel, 1984. (Trabalho originalpublicado em 1867)

MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MONTEIRO, M. B., e CASTRO, P. Cada cabeça sua sentença. Oeira: Celta, 997.1

SANS DEL RIO, S. Integración de alumnos con necesidades educativas especiales: panorama internacional. Madrid: Artegraf, 1996.

VALA, J., e MONTEIRO, M. B. Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

VIVARTA, V. Mídia e diversidade. Brasília, DF: ANDI/ Fundação Banco do Brasil, 2003.

ZIBAS, D. M. L. A reforma educacional espanhola: entrevista com Mariano Enguita e Gimeno Sacristán.Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, (108), 1999, p.233-248.

Downloads

Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos