O uso do texto literário em sala de aula através da contação de histórias: trabalhando “O Pequeno Príncipe”

Autores

  • Juan Barreto de Brito Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.492

Palavras-chave:

Contação de histórias. Literatura. Aprendizagem. O pequeno príncipe

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo utilizar o clássico infanto-juvenil O pequeno príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, para demonstrar como a ancestral arte da contação de histórias pode ser uma importante ferramenta pedagógica, pois apresenta a literatura de uma maneira lúdica e mais atraente para um público que sabe ler, mas não tem o hábito da leitura. Apoiando-se em estudos desenvolvidos por pesquisadores da área da educação, o texto detalha a metodologia sugerida para se trabalhar uma obra na íntegra, explorando e discutindo seus variados contextos e sua simbologia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIAS, Janaina; MENEZES, Tadna. Reflexões sobre o ensino da literatura na sala de aula: Possibilidades e entraves. In: Cadernos do CNLF – Estilística e literatura. Rio de Janeiro, vol. 18, n. 6, 2014, p. 115-134.

FERNANDES, Maria Lúcia Oureiro. O texto no livro didático. In: Intinerários – Revista de Literatura, Araraquar: n. 17-18, 2001, p. 165-177

GARCIA, Lenise. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília, 2005. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/atualidade/entrevistas/Profa_Lenise/Habilidades-Competencias1.pdf Acesso em dezembro de 2015.

LIMA, Aline; SILVA, Antônia. O pequeno príncipe: A importância dos símbolos. 2010. 14 p. - Universidade de Santo Amaro, São Paulo.

LINK, Daniel. Infância. In: ALEA - Estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol. 17, n. 2 , p. 199-215, jul/dez 2015.

MACHADO, Ana Maria. Entre vacas e gansos – escola, leitura e literatura. In: Texturas (sobre leituras e escritos). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001, p. 111-125.

MANTOVANI, Rosalvo Leal. Contar histórias: técnica e performance. In: Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós‐Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2006.

REGATIERI, Lazara. Didatismo na contação de histórias. Em extenção. Umberlândia, vol. 7, n.2, 2008, p. 30 – 40.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. 48ª ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2009.

SOUZA, Linete Oliveira de; BERNARDINO, Andreza. A contação de histórias como estrátégia pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Educere et educare – Revista de educação. Cascavel, vol. 6, n. 12, p. 235-249, jul/dez 2011.

VASSALO, Fabiana. Arteterapia em “O pequeno príncipe” - O resgate da criança interior na busca da individuação. 2010. 71 p. Dissertação (Pós-graduação “Strictu senso” em Arteterapia, Educação e Saúde) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos