Gestão por competências: desafios encontrados por uma instituição pública de Petrolina durante o processo de implementação

Autores

  • William Marques Siqueira
  • Deise Cristiane do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.488

Palavras-chave:

Gestão por Competências. Gestão de Pessoas. Organização Pública.

Resumo

A gestão de pessoas passa por um amplo processo de transformação no meio corporativo. A proposta deste artigo consiste em denotar como uma instituição pública de Petrolina - PE se sobressai diante dos desafios encontrados durante o processo da implantação da gestão por competências. Para isso, foram utilizadas pesquisas bibliográficas a fim de atualizar o estado da arte, além de uma entrevista com a gestora responsável pela aplicação do modelo de gestão por competências em uma instituição pública de Petrolina – PE. Os resultados concretos do programa já podem ser observados conforme relatos dos gestores onde é evidente o fortalecimento do conceito de equipe, um instrumento de integração e estabelecimento do elo entre a chefia e os integrantes da equipe. O Plano Crescer por Competências (PCC) vem ao encontro da missão da empresa de melhorar a gestão dos hospitais universitários, criando ambientes favoráveis à inovação de processo de trabalho e, com isso, desenvolvendo profissionais capacitados para entregar mais serviços de melhor qualidade para a sociedade. Para trabalhos futuros, sugere-se que sejam comparados períodos distintos de avaliação a fim de mensurar a eficiência e eficácia do modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Cristiana Alves do, Gestão por Competências no Ministério da Educação: um Estudo de Caso à luz da Inovação em Serviços. Dissertação de Mestrado. Brasília – DF: Universidade de Brasília, 2013.

AMARAL, R.M. Desenvolvimento e aplicação de um método para o mapeamento de competências em inteligência competitiva. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

BAYLÃO, A. L. S.; OLIVEIRA, V. M. Os problemas da gestão de pessoas na administração pública: uma análise bibliográfica. Adm. 2015

ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The boundaryless carrer: a new employment principle for a new organization era. New York: Oxford University Press, 1996.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? ERA – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, jan.-mar. 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Série provas e concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas S.A., 2004.

FETZNER, M. A., OLTRAMARI, A.P., OLEA, P.M. Gestão do Desempenho na Administração Pública: o Caso da TI Governo. RAC, Curitiba, v.14. n. 5, pp. 968-982, 2010.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, edição especial 2001, p. 183-196.

GEMELLI, I. M. P.; FILLIPIM, E. S. Gestão de pessoas na administração pública: o desafio dos municípios. RACE, Unoesc, v. 9, n. 1-2, p. 153-180, jan./dez. 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas: São Paulo, 2002.

GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar./Abr. 1995B.

GOMES, E. G. M. Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. São Paulo, 2009.

GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

LOPES, Cristiane Paiva Cavalcanti. Gestão por Competência como ferramenta para um RH estratégico. 2007. 31 f. Monografia (Especialização em Gestão de Equipes) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2007.

MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão estratégica de pessoas: Evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Edição Compacta. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração. Da revolução urbana à revolução digital. 6ª ed. revista e atualizada. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Márcia Regina de; SANTOS, Isabel Cristina dos; LOURENÇÃO, Paulo Tadeu de Mello. Avaliação por competências em ambientes de alta tecnologia. In: CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira (Org). Gestão Integrada de organizações. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.

PRAHALAD, C. K; HAMEL, G. Competindo para o futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

RUAS, R. Gestão por competências. Uma contribuição à das organizações. In: Ruas, R. et al. Os novos horizontes da gestão. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

RUZZARIN, R. et al. Gestão por competências: indo além da teoria. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2002.

SILVA. C. M. A gestão de competências e sua influência na implementação da gestão estratégica de pessoas: estudo de caso. 2003. 177 f. Dissertação (Mestrado em administração), USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, 2003.

SANO, H; ABRUCIO F. L. Promessas e resultados da nova gestão pública no Brasil: o caso das organizações sociais de saúde em São Paulo. Rev. adm. empres. vol.48 no.3 São Paulo. 2008

SILVA, E. LUCIA; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

VELOSO, Elza. TREVISAN, Leonardo. Produtividade e ambiente de trabalho: gestão de pessoas e carreiras. São Paulo: Senac/ SP, 2005.

ZARIFIAN, P. Objetivo competencia: por uma nova logica. Tradução de Maria Helena C. V. Trylinski. Sao Paulo: Atlas, 2001. Tradução de: Objectif competence.

Downloads

Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos