Saberes e representações de vulnerabilidade para DST/HIV/AIDS por jovens universitárias

Susanne Pinheiro Costa e Silva, Thaís Brito da Silva, Thaíse de Araújo Rocha, Tatiana Carla Carvalho Amorim Guisande, Andressa de Macêdo Cardoso, Jéssica Lopes Gomes, Hadassa Claudino Miranda, Renata Clésia Viana da Luz, Maria Thereza Carvalho Rodriguez Guisande

Resumo


Este estudo objetivou identificar saberes e representações sociais de mulheres estudantes de graduação de universidade pública acerca da vulnerabilidade para DST/HIV/Aids. Trata-se de pesquisa qualitativa com 271 respondentes que satisfizessem tais critérios de inclusão: sexo feminino; idade entre 18 e 24 anos; estar regularmente matriculada em determinada instituição durante o período de coleta. Utilizou-se questionário semiestruturado, analisado pelos softwares SPSS, EVOC e análise de conteúdo. As representações ancoravam-se na ideia de que pessoas pobres, frágeis, muito jovens e que adotavam comportamentos ditos inadequados é que estariam vulneráveis, objetivando grupos de risco como àqueles que estariam suscetíveis a tais doenças. 77,1% utilizavam métodos contraceptivos, embora apenas 9,6% das mulheres utilizassem o preservativo. Mesmo sabendo relativamente sobre as DST e sua prevenção, adotavam certos comportamentos de risco em suas vivências. Conclui-se que as representações podem embasar tais práticas, já que vulnerável parece ser somente aquele diferente, que não faz parte do “eu”.

Palavras-chave


Vulnerabilidade; Jovens; Estudantes; DST/HIV/Aids; Mulheres

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.483

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