Psicopedagogo e Afetividade no Desenvolvimento de Alunos da Educação Especial: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Fabiane Renata de Amorim Professora de Ensino Básico, da cidade de Petrolina
  • Edivaldo Xavier da Silva Júnior Colegiado de Fisioterapia, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina http://orcid.org/0000-0001-9502-802X

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.481

Palavras-chave:

Afetividade. Educação Especial. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender a importância da afetividade para alunos da educação especial através do olhar psicopedagógico na literatura. O estudo é qualitativo, no qual foram realizadas buscas nas bases de dados científicas, afim de obter trabalhos que servissem de base na construção deste. O afeto e a contribuição psicopedagógica norteiam o processo de ensino ampliando diversas práticas e desenvolve a aprendizagem em crianças especiais. Assim, faz-se com que o aluno ganhe confiança no espaço educacional tornando o ambiente propício à educação inclusiva. Várias técnicas de ensino necessitam ser adaptadas para os problemas físicos e psíquicos que podem estar ocultas ao olhar do professor. Nesse sentido, o psicopedagogo intervem utilizando estratégias de ensino que despertem e estimulem a aprendizagem. A afetividade, na educação especial, proporciona confiança e estabilidade psíquica e emocional, onde o psicopedagogo, principal peça neste processo, desperta o interesse das crianças especiais.

Palavras chave: Afetividade. Educação Especial. Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabiane Renata de Amorim, Professora de Ensino Básico, da cidade de Petrolina

Graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina; Especialista em Psicopedagogia pela UPE, Campus Petrolina. Atua na área de ensino básico e psicopedagogia inclusiva.

Edivaldo Xavier da Silva Júnior, Colegiado de Fisioterapia, Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2005), especialização em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é Professor Assistente de Anatomia Humana, Neuroanatomia e Inglês Instrumental da Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Petrolina. Trabalha com o ensino-aprendizagem da anatomia humana nos ensinos fundamental, médio e superior. Coordenador do Laboratório de Ensino de Anatomia Humana e do LABEPAH (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Anatomia Humana). Coordenador do Curso de Pós-graduação (Lato sensu) em Análises Clínicas da UPE, Campus Petrolina. Coordenador do Grupo de Fisioterapia do PET-GRADUASUS, edição 2016-2018. Docente da disciplina de Hematologia na Especialização em Análises Clínicas da UPE, Campus Petrolina. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Fisioterapia. Docente convidado do Curso de Especialização em Psicopedagogia, gerido pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Tem experiência nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Ciências Biológicas, Ensino-aprendizagem, Educação e atuação Psicopedagógica, e Psicopedagogia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde; anatomia humana; neuroanatomia; hematologia clínica; citologia e ensino-aprendizagem, nos níveis básico e superior, da anatomia humana; e psicopedagogia hospitalar. Integrante do Grupo de Pesquisas em Desempenho Humano - UPE Campus Petrolina.

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Publicado

2016-08-20

Edição

Seção

Artigos