Magicoterapia: O uso de Mágicas Contextualizadas como Instrumento para auxiliar na Ludoterapia

Autores

  • José Demontier Guedes
  • Francisco Robson de Brito Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.478

Palavras-chave:

Psicologia. Terapia infantil. Mágica

Resumo

Este Artigo apresenta concepções sobre o uso de mágicas na terapia infantil e os efeitos no processo psicoterapêutico. O trabalho tem como objetivo geral inserir a mágica como instrumento para facilitar a comunicação entre terapeuta e paciente. Quanto aos objetivos específicos, busca-se analisar a percepção das crianças diante da técnica utilizada, despertando o interesse pelo tema através da contextualização com apresentação de truques e estimular o relato sobre a queixa através da observação e da escuta. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela análise de experiências do uso de mágicas aplicadas na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino Municipal e, também em sessões de psicoterapia. Os relatos apresentados fazem parte da experiência dos próprios autores e refletem a realidade da necessidade de inovar para adquirir melhores resultados, visto que a arte da mágica como instrumento, possui características peculiares capaz de desenvolver na criança habilidades cognitivas para o seu desempenho e relação com o outro, atuando na fixação de ideias implícitas mediante a contextualização com o assunto de interesse em investigação. A mágica é uma excelente estratégia e um instrumento de apoio, capaz de falar a linguagem para qualquer público quando bem aplicada. Em razão disto, tem-se como finalidade apresentar essa técnica inovadora para ser aplicada na terapia infantil.

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Publicado

2016-07-15

Edição

Seção

Artigos